Polícia Federal desmonta quadrilha que fraudou a Caixa em R$ 100 mi e atuava em três estados

policia_federal_11Sol quadrado – Nesta terça-feira (17), a Polícia Federal deflagrou a “Operação Dolos”, com o objetivo de desarticular uma quadrilha que fraudava contratos de financiamentos de imóveis em três agências bancárias da Caixa Econômica Federal. A quadrilha causou prejuízo de cerca de R$ 100 milhões ao banco e agia nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

No total foram expedidos 34 mandados de condução coercitiva, 31 de busca e apreensão, além de mandados para o sequestro de vinte veículos e o bloqueio de diversas contas correntes. Ainda foi determinado o afastamento de dez servidores públicos. Participam da ação 130 policiais federais.

As investigações constataram que empregados da CEF, incluindo gerentes regionais, auxiliavam os criminosos facilitando o recebimento de valores de contratos de até um milhão de reais, aceitando documentos falsos e liberando os valores sem as garantias obrigatórias.

De acordo com nota da Polícia Federal, “a maioria dos imóveis estaria localizada na Região dos Lagos, tendo alguns recebido sobrevalorização de 1.000% do valor real de mercado. Foi constatado pelo registro de imóveis que há contratos cujos bens sequer existem”. Algumas agências também liberavam os financiamentos em prazo inferior de quatro dias, quando normalmente esse processo leva mais de um mês.

Os investigados serão indiciados por oito crimes: associação criminosa, falsificação de selo ou sinais públicos, falsificação de documentos públicos, estelionato, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de capitais. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04