Mario protagonizará games fora dos consoles: Nintendo anuncia games para smartphones

mario_nintendo_01Palma da mão – A Nintendo, empresa japonesa de games, anunciou na última terça-feira (17) que comprará 10% da também nipônica DeNa, dona de uma das mais populares plataformas de jogos para celular no país. O objetivo é produzir games com seus consagrados personagens, como o famoso Mario, para dispositivos móveis. Segundo comunicado assinado pelas duas companhias, o valor do acordo deve ser de US$ 181 milhões.

O anúncio representa uma grande mudança de postura da Nintendo, já que empresa nunca permitiu que Mario, Donkey Kong e Link, algumas de suas criações, constassem em plataformas que não pertencessem a sua marca e, inclusive, recusava-se a entrar no mercado de smartphones. “O mundo está mudando. As empresas que não se adaptarem à mudança entrarão em declínio”, afirmou o presidente da Nintendo, SatoruIwata.

Iwata ratificou, em seu pronunciamento, que a parceria para criar jogos para smartphone não significa que a Nintendo deixará o mercado de consoles. Ele ressaltou que a empresa lançará, nos próximos anos, o sucessor do Wii U, concorrente de PlayStation 4 e Xbox One, que está no mercado desde o fim de 2012. Porém, equipamentos móveis voltados só para jogos, como o Nintendo 3DS, parecem estar fora dos planos da empresa.

Ainda segundo o executivo, o primeiro jogo para smartphones deve ser lançado já neste ano. Apesar dos detalhes não serem revelados, a suspeita é que a Nintendo adote o modelo de jogos gratuitos em que os usuários pagam certas quantias para ter mais benefícios e itens.

Em 2014 a Nintendo registrou o terceiro ano consecutivo de prejuízo e, simbolicamente, Iwata reduziu seu salário pela metade. Uma das principais críticas dos analistas era que a empresa não lançava versões mobile para seus jogos de maior sucesso. Vamos aguardar os lançamentos! (Por Danielle Cabral Távora)