Líder do DEM defende fim da partilha e retomada do modelo de concessão para exploração de petróleo

petroleo_27Mudando o jogo – Diante do fiasco em que se transformou o atual modelo para exploração do petróleo e gás natural na área do pré-sal e em áreas estratégicas (partilha), o líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), obteve da maioria dos líderes partidários apoio para aprovar um pedido de urgência para o Projeto de Lei (PL) 6726/2013, de sua autoria. O pedido deve ser analisado pelo Plenário da Câmara dos Deputados nos próximos dias.

O PL foi apresentado por Mendonça em 2013, como forma de corrigir os erros do modelo de partilha adotado pelo País em 2010, vendido pelo governo “como a verdadeira redenção do povo brasileiro”.

A exploração por meio de partilha mostrou-se, no entanto, um fracasso, visto que apenas um leilão – do Campo de Libra – foi feito de acordo com as novas regras. E mesmo para este campo, o resultado ficou muito aquém do esperado, pois apenas um consórcio participou do leilão.

“Diante do fracasso, defendo o retorno ao modelo anterior, que garante maior competição e, consequentemente, maiores possibilidades de ganhos para o Tesouro”, afirmou. Quebrada em função dos escândalos de corrupção e do aparelhamento da estatal promovido pelo PT, a Petrobras não tem caixa para bancar os 30% de investimento no pré-sal. A consequência é o impacto negativo nas finanças dos estados e municípios que dependem da exploração do petróleo.

Reunidos na tarde desta segunda-feira (30), os líderes partidários definiram, ainda, retirar de pauta o projeto que revoga a lei que simplificou o processo de licitação na Petrobras. O tema será remetido à comissão especial que avalia a Lei 8666/93.

apoio_04