Greve geral na Argentina obriga TAM, Gol e Aerolíneas a cancelarem voos

aviao_17Braços cruzados – Na noite desta segunda-feira (30), as empresas TAM e Gol informaram o cancelamento dos seus voos para a Argentina devido à paralisação geral prevista para ocorrer no país sul-americano nesta terça-feira, movimento puxado pelo setor de transportes. De acordo com as companhias aéreas, os voos voltarão a operar normalmente na quarta (1º).

No Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, a Aerolíneas Argentinas informou, por telefone, que deixará de operar voos do Brasil para a Argentina nesta terça devido à greve geral. Em sua página na rede mundial e computadores, a companhia informa que os passageiros poderão remarcar suas passagens para datas até 30 de junho deste ano sem cobrança de taxas ou diferença de tarifa.

A paralisação acontece na esteira de uma intensa queda de braços entre o governo da presidente Cristina Fernández de Kirchner e sindicatos da oposição, informou a agência EFE.

A greve foi convocada pelos sindicatos para cobrar a redução – ou eliminação – de um imposto que incide sobre os salários, mas servirá para medir forças antes do início das negociações salariais com empresas, informa a France Presse.

O movimento ameaça parar o país com a interrupção do transporte público – ônibus, trens, metrôs, aviação comercial, transporte fluvial e de cargas, mas outros setores, como médico, bancário e de alimentos, aderiram à paralisação geral.

Cancelamentos

A TAM informou que cancelará 19 voos com destino à Argentina, para os aeroportos de Córdoba, Rosário e Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque).

Os passageiros que forem afetados pelo cancelamento dos voos poderão remarcar a data da viagem para os próximos quinze dias sem qualquer custo adicional, desde que haja disponibilidade de assentos.

A companhia também permitirá que o passageiro faça a mudança do destino, sem multas, sujeito às diferenças tarifárias correspondentes. Os clientes interessados, no Brasil, devem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 4002-5700 (capitais) e 0300-570-5700 (demais localidades). Na Argentina, o telefone é 0810-333-3333.

A Gol, por sua vez, informou que seis voos previstos para esta terça-feira foram cancelados e que os clientes com reservas para essa data estão sendo contatados pela companhia para reacomodação em outros voos.

A Gol pede aos passageiros de voos com destino ao Aeroparque de Buenos Aires – que terá as atividades paralisadas – para que contatem a companhia pelo telefone 0800 704 0465, no Brasil, ou 0810 2663 131, na Argentina.

No caso da Aerolíneas Argentinas, os telefones para remarcação de voos são 0800-000-5050 (Brasil) e 0810-222-86527 (Argentina).

Braços cruzados

Os sindicatos protestam contra o imposto progressivo que incide sobre os salários e tem alcançado um número cada vez maior de trabalhadores. O imposto se aplica sobre os salários a partir de 15 mil pesos (aproximadamente US$ 1,7 mil) em escalas progressivas que chegam a 35%.

O ministro da Economia, Axel Kicillof, informou que o imposto não será modificado porque “afeta uma minoria que ganha mais”, cerca de 850 mil trabalhadores dentro de um contingente de 11 milhões de assalariados, de acordo com dados do governo argentino.

A última greve geral na Argentina ocorreu em agosto de 2014, quando sindicatos que fazem oposição ao governo de Cristina de Kirchner fizeram uma paralisação de 36 horas.

apoio_04