Germanwings: imprensa teve acesso a vídeo com os últimos instantes do avião

germanwings_08Especulação desnecessária – O jornal alemão “Bild” e a revista francesa “Paris-Match” informaram nesta quarta-feira (1) ter tido acesso a um vídeo feito por um telefone celular na cabine do Airbus A320, da Germanwings, minutos antes da aeronave se chocar contra os Alpes franceses. A Justiça francesa, responsável pelas investigações, não viu as imagens e pede que o vídeo seja entregue às autoridades.

O “Bild” foi o primeiro a revelar na manhã desta quarta-feira que teve acesso a um vídeo mostrando os últimos instantes do Airbus A320 da Germanwings, antes do avião se chocar contra uma montanha nos Alpes franceses. De acordo com o tabloide alemão, as imagens são autênticas e foram gravadas por um telefone celular de um passageiro. Mostram momentos de pânico, o que sugere que os passageiros tinham consciência da queda do aparelho.

A revista francesa “Paris-Match” também informou ter visto as imagens, mas garantiu que não tem o vídeo de seis minutos de duração. O jornalista da revista afirma que a filmagem foi feita por um passageiro que estava no fundo do A320 e que a gravação não traz qualquer elemento novo à investigação. O jornal francês “Le Figaro” informa em seu site que vários celulares foram encontrados entre os destroços do avião, mas ainda não foram enviados para análise.

O procurador de Marseille, Brice Robin, responsável pelo caso, disse que até o momento não teve acesso a qualquer imagem da tragédia e fez um apelo às pessoas que tiverem o vídeo do acidente para que o entreguem à Justiça.

Visita ao local da tragédia

Os presidentes da Lufthansa e da Germanwings, filial de baixo custo da companhia aérea alemã, visitaram na manhã de hoje o local do acidente. Carsten Spohr e Thomas Winkelmann desembarcaram em Seyne-les-Alpes de helicóptero e o primeiro compromisso foi visitar o monumento erguido para lembrar as 150 vítimas da tragédia.

Eles também prestaram homenagens às equipes que participam do resgate dos restos mortais dos passageiros e da tripulação, além dos destroços do aparelho. O presidente da Lufthansa disse ter ficado impressionado pelo profissionalismo das equipes francesas e demonstrou todo o seu reconhecimento pelo trabalho.

Na terça-feira (31), a Lufthansa revelou que o copiloto Andreas Lubitz informou em 2009 ter tido uma grave crise de depressão, antes de entrar para a aviação. Ele é suspeito de ter derrubado o avião, no dia 24 de março. (Com RFI)

apoio_04