Starbucks pagará curso de graduação a todos os seus funcionários nos EUA

starbucks_01Bom exemplo – Na última semana, a Starbucks decidiu que seus 140 mil funcionários nos Estados Unidos poderão fazer cursos de graduação totalmente pagos pela empresa.

O programa, que já dava bolsas integrais aos funcionários mais experientes da rede, passou por uma reformulação e divulgou que, a partir de agora, todo empregado da Starbucks que for aceito pela Universidade do Estado do Arizona poderá pedir bolsa, que dá direito, a cada semestre, ao reembolso das taxas cobradas pela instituição de ensino.

O funcionário ainda poderá escolher entre 49 cursos online. Além disso, não será obrigado a continuar trabalhando na rede de cafeterias após a conclusão do curso. “Todo mundo merece uma chance ao sonho americano”, afirmou em um comunicado à imprensa, o presidente da Starbucks, Howard Schultz.

“Ao dar aos nossos sócios (empregados) acesso a quatro anos com cobertura das taxas, estamos fornecendo ferramentas críticas para oportunidades ao longo da vida”.

A empresa ressaltou que gastará US$ 250 milhões com o programa e espera que 25 mil funcionários consigam seus diplomas em no máximo dez anos. Atualmente, há 2 mil empregados da rede de cafeterias fazendo algum curso online na Universidade Estadual do Arizona.

A Starbucks também se comprometeu, nos próximos anos, a contratar dez mil jovens entre 16 e 24 anos que não estudam e nem trabalham. Desta forma, eles poderão ter a chance de entrar no programa educacional da empresa.

Este novo benefício da rede americana é parte da cultura criada por Schultz, filho de um trabalhador que não foi bem tratado em sua carreira profissional. Há um tempo, o presidente da rede disse que gostaria de fazer a diferença na vida de seus empregados, caso estivesse em uma posição adequada para isso. A Starbucks também oferece seguro saúde para todos os seus empregados, sendo uma exceção para uma empresa desse porte nos Estados Unidos.

Todos esses benefícios são considerados uma excelente ajuda no bem-estar e na retenção dos profissionais, além de mostrar que a empresa se preocupa com seu lado ético e social. Um dos resultados é que a Starbucks terá empregados mais educados para atender seus clientes e poderá atrair melhores profissionais para trabalhar em suas cafeterias. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04