John Kerry diz estar confiante de que acordo com Irã será alcançado

(Reuters)
(Reuters)
Fé de sobra – O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, afirmou nesta quarta-feira (15) que continua confiante em relação ao êxito das negociações sobre um acordo nuclear com o Irã. A declaração foi dada depois de o presidente Barack Obama concordar em assinar uma legislação que dá ao Congresso norte-americano poderes para rejeitar o acordo a ser negociado com o governo de Teerã.

O compromisso, aprovado pelo Comitê de Relações Exteriores do Senado, aumenta o poder dos congressistas de bloquear o acordo final com o Irã e foi interpretado como uma vitória dos republicanos, contrários às negociações. O governo de Israel celebrou a decisão.

Entretanto, a legislação, que agora será encaminhada para debate e votação no Senado, prevê que o período para revisão do acordo seja reduzido de 60 para 52 dias. A polêmica obrigação de que Obama assegure ao Congresso que o Irã não estaria envolvido em práticas terroristas também foi removida do texto.

O presidente do Irã, Hassan Rohani, disse que o fim das sanções é requisito para que se chegue a um acordo sobre o programa nuclear. Sobre o acerto de Obama com o Congresso, declarou que essa é uma questão interna dos Estados Unidos.

As potências mundiais que negociam com o Irã devem resolver uma série de questões técnicas até o dia 30 de junho para que um acordo final seja viável, incluindo os passos para a remoção das sanções e dúvidas sobre as dimensões militares de seu programa nuclear.

Muitos dos países envolvidos nas negociações participam do encontro do G7 na cidade alemã de Lübeck, que também trata de crises internacionais, como as do Iêmen e da Ucrânia, e a ameaça do “Estado Islâmico” na Síria e no Iraque. (Com agências internacionais)

apoio_04