Dúvidas continuam – A Alemanha prestou uma homenagem nacional às vítimas da queda do Airbus A320 da Germanwings, nesta sexta-feira (17). A catástrofe aérea deixou 150 mortos, incluindo o copiloto Andreas Lubitz, suspeito de ter derrubado intencionalmente o avião nos Alpes franceses.
A cerimônia reuniu 1,4 mil convidados na Catedral de Colônia, incluindo familiares das vítimas, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente alemão, Joachim Gauck, os presidentes da companhia aérea subsidiária da Lufthansa, além dos líderes do Parlamento do país. Já a Espanha é representada pelo ministro do Interior, Jorge Fernández Díaz, enquanto a França enviou o secretário dos Transportes, Alain Vidalies.
A Alemanha e a Espanha eram os países de origem da maioria dos passageiros: 72 alemães e 50 espanhóis morreram na tragédia. O caso suscitou forte emoção em toda a Europa. Os alemães ficaram particularmente chocada com a morte dos 16 adolescentes e duas professoras de uma escola de Haltern am See, no oeste do país, que voltavam de um intercâmbio na Espanha.
Cadeiras brancas
Cento e cinquenta cadeiras brancas, simbolizando as vítimas foram alinhadas ao lado do coral da igreja. Do lado de fora da catedral, uma imensa bandeira branca com um crucifixo lembra a tragédia de 24 de março passado.
A cerimônia religiosa foi transmitida ao vivo, ao meio-dia no horário local (7h em Brasília), por vários canais de televisão e telões instalados nos arredores da igreja. As bandeiras no país ficarão a meio-mastro nesta sexta-feira. (Com RFI)