Em cima da hora – Um homem acusado de planejar um ataque terrorista “iminente” contra “uma ou duas igrejas’ foi preso no último domingo (19), em Paris, anunciou nesta quarta-feira (22) o ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve. O jovem também é suspeito de envolvimento no assassinato de uma mulher.
O estudante de ciência da computação, de 24 anos, era conhecido pelos serviços de inteligência franceses por ter intenções de viajar à Síria para lutar ao lado de jihadistas, afirmou o ministro durante entrevista coletiva.
A polícia francesa encontrou no veículo e na casa do jovem, no sul de Paris, um arsenal constituído por várias armas de guerra, munições, coletes à prova de balas e material de informática e de telefonia. Cazeneuve disse que o rapaz apresentava ferimento de arma de fogo ao ser detido. O ministro não informou, contudo, quem foi o autor do tiro.
“Uma documentação também foi descoberta, estabelecendo, de forma inequívoca, que o indivíduo estava planejando a prática iminente de um provável ataque contra uma ou duas igrejas. Na manhã de domingo, tal ataque foi evitado”, acrescentou.
O homem também é suspeito de envolvimento no assassinato de uma jovem de 32 anos, que foi encontrada morta em um carro no domingo, em Villejuif, perto da capital. As circunstâncias da morte ainda não foram esclarecidas.
As autoridades francesas estão em alerta desde janeiro, quando uma série de ataques jihadistas em Paris contra o jornal satírico Charlie Hebdo, uma policial e um supermercado kosher, matou 17 pessoas, causando comoção em toda a França e no exterior. (Com agências internacionais)