Ex-jogador Rincón é procurado pela Interpol por lavagem de dinheiro e associação ao tráfico

freddy_rincon_01Caçada implacável – A Interpol emitiu, nesta quarta-feira (29), ordem de captura e prisão para o ex-jogador colombiano Freddy Rincón. As acusações que pesam contra o ex-atleta são de lavagem de dinheiro no Panamá e ligação com o tráfico de drogas. Rincón defendeu-se por meio de entrevista à “Revista Semana”, da Colômbia.

“O Brasil tratou o caso como deveria ter sido tratado na Colômbia. O Brasil pediu três vezes as provas ao Panamá a respeito disso. O Panamá nunca as apresentou, então o Brasil arquivou o caso. Vou vivendo tranquilo no Brasil, vivendo como qualquer cidadão tem que andar no Brasil ou em qualquer parte do mundo. Na Colômbia não fazem as coisas corretas”, disse Freddy Rincón.

De acordo com informações do jornal colombiano “Cable de Notícias”, Rincón está na mira da Justiça panamenha por ter adquirido propriedades com recursos financeiros de Pablo Rayo Montaño, ex-integrante do poderoso cartel de Cali. Com imóveis bloqueados (duas fazendas, casas, e um apartamento) por ordem judicial, o ex-jogado será uma das 96 pessoas envolvidas no caso, fazendo parte das 76 que aguardam julgamento – 20 já foram absolvidas.

Durante uma década, entre 1994 e 2004, Rincón atuou de forma exitosa nos gramados brasileiros, defendendo clubes importantes como Palmeiras, Corinthians, Santos e Cruzeiro. O ex-meia colombiano chegou a ser preso em 2007, mas um pedido de habeas corpus deferido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) deu ao ex-atleta o direito de aguardar em liberdade a o desfecho do processo de extradição, aberto com base na mesma acusação. Atualmente, Freddy Rincón trabalha como comentarista de um canal de TV fechado.

Rincón, que atualmente trabalha como comentarista esportivo de um canal fechado de televisão, não foi o primeiro jogador da seleção colombiana da década de 90 a se envolver em caso casos polêmicos e com viés policial. O atacante Asprilla foi preso por disparar uma arma de fogo enquanto embriagado.

O goleiro José René Higuita Buros Zapata, conhecido como Higuita e famoso por defesas performáticas, também teve problemas com a lei por ser amigo do traficante Pablo Escobar, mas acabou foi preso sob a acusação de envolvimento em um assassinato.

freddy_rincon_02

apoio_04