Britânicos votam nas eleições mais acirradas dos últimos vinte anos

cameron_miliband_01Eis a questão – As eleições parlamentares britânicas começaram às 7 horas (3 horas em Brasília) desta quinta-feira (7) e já são consideradas as mais acirradas das duas últimas duas décadas na terra da rainha.

De acordo com as últimas pesquisas, o Partido Conservador e o Partido Trabalhista estão tecnicamente empatados na briga pelo domínio do Parlamento, com 34% da preferência do eleitorado. O Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), de Nigel Farage, tem segundo os derradeiros levantamentos, 12%, enquanto os liberais-democratas, do atual vice-primeiro-ministro, Nick Clegg, somam 10%.

A votação que acontece pelo sistema distrital – começou às 7 horas (3 horas de Brasília) e vai até as 22 horas (no horário local) – definirá as 650 cadeiras do Parlamento britânico e decidirá entre a permanência do atual primeiro-ministro, David Cameron (à esquerda na foto), no cargo ou a escolha de um novo premiê. Do lado trabalhista, Ed Miliband é a aposta para ser o novo premiê.

Segundo os prognósticos dos institutos de pesquisa, nenhum partido conseguirá maioria absoluta, o que exigirá do vencedor da corrida eleitoral doses extras de articulação para atrair as legendas menores e conseguir formar um governo.

O Parlamento britânico é formado por um representante de cada distrito – são 650 – e os vencedores são escolhidos com base em um sistema de maioria simples. Ou seja, o eleito é aquele que consegue a maioria dos votos em seu distrito, enquanto que os outros são automaticamente descartados.

No Reino Unido o voto não é obrigatório, mas durante a campanha eleitoral os britânicos mostraram interesse pela disputa. A expectativa é que 45 milhões de eleitores compareçam às urnas das 40 mil seções eleitorais.

apoio_04