Papa Francisco critica valorização excessiva do futebol em detrimento de outros esportes

papa_francisco_31Bola na rede – Nesta quinta-feira (7), o papa Francisco alertou para o risco de alguns países negligenciarem outros esportes e privilegiarem somente o futebol. “Na Itália, assim como no meu país natal, a Argentina, corre-se o risco de falar sempre de futebol e de negligenciar outros esportes”, ressaltou o líder da Igreja Católica em audiência no Vaticano com dirigentes esportivos e atletas da região do Lazio.

“Toda disciplina esportiva tem seu valor, não somente físico, mas também social e moral, e oferece a possibilidade às pessoas, principalmente aos jovens, de crescimento com equilíbrio e autocontrole”, afirmou.

Torcedor declarado e famoso do argentino San Lorenzo, Jorge Mario Bergoglio, o papa, em diversas ocasiões já expressou seu entusiasmo por esporte. Na última quarta-feira, o líder dos católicos jogou basquete com atletas do grupo norte-americano Harlem Globetrotters, famosos por malabarismos durante as partidas.

O sucessor do alemão e fechado Bento XVI tentou girar a bola de basquete com um dos dedos, mas fracassou na empreitada. Foi quando um dos “globetrotters” ajudou o pontífice a fazer o malabarismo com a redonda que arranca suspiros quando desce aro abaixo.

Além do alegre e divertido encontro, o papa Francisco ganhou uma camisa autografada por todos os integrantes do time que faz do malabarismo com a bola a razão de existir e faturar. Afinal, dinheiro maldito existiu somente nos tempos de Jesus de Nazaré. (Por Danielle Cabral Távora)

papa_francisco_32

apoio_04