Malásia encontra corpos de 139 imigrantes em valas comuns no país

(Damir Sagolj - Reuters)
(Damir Sagolj – Reuters)
Retrato do caos – O ministro adjunto do Interior da Malásia, Wan Junaidi Tuanku Jaafar, confirmou nesta quinta-feira (28) que as 139 valas comuns encontradas no país no último final de semana tinham cada uma um corpo. As valas estavam em 28 acampamentos descobertos em uma região remota, próxima da fronteira com a Tailândia.

Os 28 acampamentos para imigrantes foram criados por traficantes de seres humanos e estavam abandonados quando foram descobertos. O ministro adjunto do Interior da Malásia informou que a investigação no local mostrou que as 139 vítimas enterradas nas valas comuns estão cobertas com lençóis brancos, como manda a tradição muçulmana.

Autoridades malaias temiam que até 300 corpos tivessem sido enterrados nos acampamentos. Em um primeiro momento, o governo havia negado a existência de valas comuns no país, mas após a descoberta, tem sido alvo de críticas violentas de associações de defesa dos Direitos Humanos de ter feito vistas grossas ao tráfico de seres humanos.

Valas comuns na Tailândia

No começo de maio, a Tailândia descobriu no sul do país cinco acampamentos com um total de 35 corpos enterrados. A descoberta levou as autoridades de Bangcoc a reforçar o controle da passagem de imigrantes pelo seu território e a lutar contra o tráfico humano.

Depois da decisão tailandesa, milhares de imigrantes foram abandonados pelos atravessadores. Entre eles, a minoria muçulmana Rohingyas que foge de perseguições em Mianmar, ex-Birmânia, para tentar a vida na Malásia, país de maioria muçulmana e vista como eldorado para muitos imigrantes. (Com RFI)

(Getty Images)
(Getty Images)

apoio_04