Denúncia de corrupção envolvendo Gleisi Hoffmann e o PT é manchete no inglês “The Guardian”

gleisi_hoffmann_96Caiu na rede – A senadora Gleisi Helena Hoffmann teve a honra (sic) de aparecer na capa do diário inglês “The Guardian”, que produziu matéria sobre o escândalo de corrupção ancorado pelo PT e que chacoalha o Brasil de norte a sul. A manchete destaca “Os políticos brasileiros enfrentam investigação no maior escândalo de corrupção da história do Brasil”.

A matéria é ilustrada com uma foto da presidente Dilma Rousseff ao lado de Gleisi, identificada como sua “ex-chefe de gabinete” e “indiciada por envolvimento na corrupção na companhia petrolífera estatal Petrobras” (a senadora petista, por enquanto, está sendo investigada pelo STF).

O jornal destaca que o “Supremo Tribunal do Brasil aprovou a investigação de dezenas de políticos de alto nível, incluindo um ex-presidente e os líderes do Congresso, por supostas ligações com o que os promotores chamam, cada vez mais, de maior escândalo de corrupção do país. No total, 54 pessoas estão sendo investigadas pelo procurador-geral, incluindo 21 deputados federais e 12 senadores – embora esse número deve crescer como prova é recolhida sobre corrupção envolvendo a empresa estatal de energia Petrobras”.

O tabloide inglês enfatiza as consequências políticas do escândalo. “As investigações e eventuais julgamentos levarão anos para chegar ao fim, mas a ação anunciada na sexta-feira joga no campo do desarranjo o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, que já enfrenta crises políticas e econômicas”. O jornal observa que Dilma “não está sendo investigada, apesar de ter presidido o Conselho de Administração da Petrobras durante vários anos, inclusive no período em que funcionou o esquema de propina”.

“Especialistas dizem que as investigações podem criar mais impasse no Congresso, assim como no Brasil e na economia, que precisam desesperadamente de medidas de reforma fiscal e políticas”, destaca o “The Guardian”.

Durante a primeira fase do inquérito, os investigados conseguiram acordo de delação premiada com diversos “operadores” do esquema, que disseram ter ajudado a movimentar o dinheiro em torno das propinas, juntamente com o ex-altos executivos da Petrobras, que admitiram suborno na casa de centenas de milhões de reais. Esse testemunho pavimentou o caminho para a abertura de investigações sobre os políticos que também teria beneficiado de propinas.

Em comunicado enviado por email, o Partido dos Trabalhadores disse que estava “orgulhoso de liderar governos que lutaram incansavelmente corrupção. Foram os governos de Lula e Dilma que mais lutaram contra a corrupção, fortalecendo os órgãos de fiscalização e controle, além de garantir a independência e a autonomia dos magistrados, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal”.

Para quem um dia sonhou com a possibilidade de substituir Dilma Rousseff na Presidência da República, a petista Gleisi Hoffmann está vivendo um inferno astral sem precedentes.

Arrogante e autoritária, mesmo com a estampa angelical que tenta “vender” à opinião pública, Gleisi corre o sério risco de perder o mandato, caso o Senado Federal siga o caminho da lógica e cumpra à risca o que determina o Regimento Interno em casos de quebra de decoro parlamentar. A senadora é acusada de ter recebido, pelo menos, R$ 1 milhão do Petrolão, o maior escândalo de corrupção da história da humanidade, que, em contas primeiras, causou prejuízo de mais de R$ 80 bilhões à estatal.

Clique e confira a íntegra da matéria do “The Guardian”.

apoio_04