Diante de escândalos na FIFA, Ronaldo pede para Del Nero renunciar ao cargo de presidente da CBF

ronaldo_nazario_32Fogo amigo – Nesta quarta-feira (3), em entrevista coletiva, em São Paulo, Ronaldo Luís Nazário de Lima, ex-jogador da seleção brasileira, se posicionou sobre os escândalos de corrupção da FIFA e a renúncia de Joseph Sepp Blatter. O ex-atacante do Corinthians disse que o atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, também deveria deixar o cargo. Ronaldo defendeu também a criação de uma liga paralela à CBF para comandar o futebol brasileiro.

O ex-atleta foi veemente ao afirmar que os corruptos devem ser punidos e falou ainda sobre a importância de uma liderança honesta e transparente no futebol brasileiro. “Adoraria que ele (Del Nero) renunciasse também. Ele não tem dado grandes exemplos. É evidente a relação com Marin. Seria bom momento para renunciar. Mas vamos aguardar as investigações”, ressaltou Ronaldo, que ratificou não ter interesse em assumir cargos na CBF.

Ele também afirmou que a CBF não tem credibilidade no atual cenário e disse ser favorável à criação de uma liga paralela. “Eu sou a favor. Tenho conversado com pessoas ligadas ao futebol, formando opinião com quem está acompanhado e com quem está envolvido. Mas vamos torcer para que sejam punidos, a CBF não tem nenhuma credibilidade, tem que continuar cobrando transparência e honestidade”.

Um dos maiores escândalos da história do futebol chamou a atenção do planeta na ultima semana. Uma operação realizada pela Procuradoria Federal de Nova York e pelo FBI, em parceria com a polícia suíça, prendeu sete dirigentes de alto escalão ligados à FIFA, entre eles José Maria Marin, ex-presidente da CBF. A acusação é de crimes como corrupção, extorsão, fraude e lavagem de dinheiro, entre outras irregularidades.

Na última segunda-feira (1), outro ex-presidente da CBF foi indiciado por crimes. A Polícia Federal pediu o indiciamento de Ricardo Terra Teixeira pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e falsificação de documentos públicos em inquérito concluído no início de 2015.

Ronaldo Nazário foi membro do Comitê Organizador da Copa do Mundo no Brasil e participou ativamente de ações no País ao lado de Del Nero (então vice da CBF), de Marin (então presidente da CBF) e Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA e acusado de ter recebido suborno no Mundial de 2015. Entretanto, o ex-jogador disse ser favorável a novas investigações, que já resultaram em sete prisões de cartolas do futebol.

“Estou disposto a colaborar em favor do futebol. Eu acho q esse escândalo está só começando. Não tenho informação sobre investigação. Futebol precisa de gente honesta, de gente querendo fazer o bem promover futebol e cidadania”. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04