Morre em Santos, aos 82 anos, Zito, um dos maiores nomes do Peixe e do futebol brasileiro

zito_01Minuto de silêncio – Morreu no domingo (14), aos 82 anos, José Ely de Miranda, o Zito, um dos maiores volantes da história do Santos Futebol Clube e da seleção brasileira. O velório teve início às 8 horas desta segunda-feira, no Memorial Necrópole Ecumênico no Marapé, em Santos, e deve terminar às 13 horas, quando o corpo seguirá para a cidade de Roseira, no interior paulista, cidade natal do ex-jogador e onde será sepultado.

O falecimento foi confirmado de Zito pela assessoria de imprensa do Santos FC, que decretou luto oficial de sete dias. A causa da morte não foi informada, mas em 2014 ele chegou a ficar 34 dias internado na Santa Casa da Misericórdia por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), recebendo alta no mês de agosto. O ex-atleta continuou o tratamento em casa, com a presença de enfermeiros em tempo integral, e sua morte está sendo relacionada ao problema de saúde.

Zito teve uma carreira de sucesso ao lado de outros craques – Coutinho, Pelé e Pepe – e fez parte das equipes que trouxe para o Brasil a taça das Copas do Mundo de 1958, na Suécia, e de 1962, no Chile. Na última disputa contra a seleção da então Tchecoslovaquia, Zito foi responsável por um dos gols que garantiram o bicampeonato à seleção brasileira de futebol. Pelo time do Santos, onde jogou de 1952 a 1967, conquistou o bicampeonato da Copa Libertadores da América e o bicampeonato do Mundial de Clubes, em 1962 e 1963.

Por meio da rede social de fotos Instagram, o atacante Neymar, da seleção brasileira e do Barcelona, que iniciou a carreira futebolística ao ser descoberto por Zito, postou uma mensagem de homenagem e gratidão. “Não tenho palavras para descrever esse cara. Simplesmente agradeço tudo o que ele fez por mim. Por ter acreditado e me ajudado no começo de minha carreira. Descanse em paz, fez muito por nós aqui … Obrigado Zito!”

apoio_04