Açúcar, o grande vilão da saúde. Consumo excessivo pode atrair doenças de diversas origens

download (2)Doce mas na medida certa – Hoje em dia o açúcar refinado está presente em muitos alimentos que são consumimos diariamente, como as bolachas, bolos, pães, tortas, bebidas etc. Por isso, nossa dose diária acaba excedendo, e muito, as quantidades máximas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde.

O açúcar branco ou refinado, tem se mostrado um grande inimigo da saúde, ou “o grande veneno branco”. Cada hora descobre-se um motivo diferente para se manter longe desse produto tão comum na mesa dos brasileiros.

O consumo de açúcar está diretamente relacionado com o aumento da incidência de doenças como câncer, obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares, além dos problemas dentários.

Mas, por que o açúcar é tão maléfico? Para ficar branco e soltinho, o açúcar passa por um processo de refino, com inúmeros produtos químicos que eliminam as fibras, os sais minerais, as proteínas e os demais nutrientes, resultando em um produto químico cheio de calorias vazias.

Como diminuir as quantidades

Primeiramente é preciso treinar o paladar para consumir cada vez menos coisas doces como, por exemplo, diminuir a quantidade de açúcar colocada no café ou no suco. Aos poucos, nosso cérebro vai se acostumando a coisas menos doces.

O açúcar mascavo e mel são excelentes substitutos de açúcar branco para quem não consegue ficar sem o gosto doce na boca.

As crianças e o açúcar

Gostar de doce é questão de costume do paladar. Se você tem filho pequeno ou convive com crianças pequenas não ofereça produtos que contenham açúcar branco para elas. Pesquisas sugerem que uma criança que até os dois anos não consumir açúcar branco, será um adulto menos propício a gostar de açúcar.

Já para as crianças mais velhas faça com que o consumo de açúcar branco, seja exceção e não regra. Um bom começo é liberar doces, balas e refrigerantes só aos finais de semana.