Atenas chega a acordo com credores internacionais sobre novo resgate

grecia_crise_05Cachimbo da paz – A Grécia e os credores internacionais chegaram a um acordo bilionário de resgate, nesta terça-feira (11), após intensa rodada de negociações durante a madrugada. Com isso, aumenta a expectativa de que o auxílio financeiro possa ser liberado a tempo para que Atenas pague uma dívida que vence dentro de poucos dias.

Após reunião que durou 23 horas, iniciada ainda na tarde de segunda-feira (10), autoridades gregas anunciaram, em um hotel no centro de Atenas, que ambos os lados concordaram sobre os detalhes do acordo e que apenas algumas pequenas questões ainda permanecem em aberto.

“Finalmente, temos fumaça branca”, disse um funcionário do Ministério das Finanças da Grécia, em alusão ao ritual no Vaticano quando um novo papa é anunciado após conclave. “Um acordo foi alcançado. Alguns pequenos detalhes estão sendo discutidos agora.”

O valor previsto para o resgate – o terceiro desde o início da crise do euro – gira em torno de 86 bilhões de euros em novos empréstimos para a já endividada Grécia, mas ainda não houve confirmação imediata da exata quantia.

Autoridades gregas disseram ainda que esperam que o acordo seja ratificado pelo Parlamento da Grécia na quarta ou quinta-feira, para que, em seguida, o documento possa ser examinado pelos ministros das Finanças da zona do euro, na sexta-feira.

A conclusão do acordo abrirá caminho para Atenas liquidar uma dívida de 3,2 bilhões de euros com o Banco Central Europeu (BCE), que vence em 20 de agosto. (Com agências internacionais)

apoio_04