Entenda os sintomas e consequências dos aneurismas não cerebrais, cada vez mais comuns

aneurisma_01Muito cuidado – O aneurisma é uma dilatação que ocorre nas artérias ou nas veias decorrente de enfraquecimento da parede dos vasos com o envelhecimento do organismo. Aneurismas são caracterizados pela dilatação localizada e permanente de um vaso, correspondendo a 50% do diâmetro (1,5 x) do calibre proximal normal do vaso.

Porém, ao contrário do que as pessoas pensam, aneurismas não ocorrem apenas no cérebro. Podemos ter com maior frequência aneurismas na artéria aorta, nos membros inferiores na artéria femoral e poplítea. Nas veias são menos importantes, mas são mais frequentes na veia poplítea, que é do sistema profundo, e também nas veias superficiais como a safena.

As causas são múltiplas, destacando-se fatores genéticos, presença de arteriosclerose na parede do vaso, doenças inflamatórias, fumo, hipertensão arterial mal controlada e a idade; quanto mais os anos passam, mais a parede dos vasos se enfraquece.

Em veias superficiais normalmente são achados em exame e na maioria das vezes o paciente tem varizes e ambos são tratados simultaneamente durante a cirurgia. O problema é mais importante no território arterial, pois nesses casos o diagnóstico precoce é fundamental. O melhor método para triagem de aneurisma é o ultrassom, que é fácil de ser realizado, de baixo custo e acessível.

O grande problema dos aneurismas é que eles podem evoluir silenciosamente, ou seja, não provocam nenhuma queixa ou sintoma. No entanto, quando crescem podem produzir compressão de estruturas adjacentes e, nesses casos, dependendo da estrutura que for comprimida, podemos ter inchaço dos membros inferiores e dor. A principal complicação dos aneurismas é a rotura.

Se ocorrer a ruptura do aneurisma, dependendo do tamanho do vaso, podemos ter formação de um grande hematoma, deficiência de circulação, hemorragia interna e, se demorar muito o atendimento, morte.

O tratamento do aneurisma que se rompe é uma emergência médica, razão pela qual é muito importante, no caso de suspeita, fazer o diagnóstico, seguimento e tratamento, se for o caso, antes que ele possa complicar.

O tratamento clínico básico consiste em cessação do tabagismo, uso de medicamentos para controlar o colesterol e triglicérides, controle efetivo da hipertensão arterial e acompanhamento do crescimento do vaso com ultrassom em períodos determinados.

Quando o aneurisma já tem indicação de tratamento cirúrgico, pode ser feito por técnicas endovasculares em casos selecionados, sendo pouco invasivas e com rápido restabelecimento, razão pela qual reforçamos o pensamento que, se existem casos na família, é muito importante tomar uma atitude proativa e procurar um angiologista, que poderá fazer um diagnóstico precoce e a manutenção de sua saúde vascular. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04