Conheça os benefícios da respiração correta

respiracao_03Sem perceber – Como o nosso corpo se encarrega de respirar, não precisamos pensar ou nos esforçar para tal ação. Por isso, a maioria acaba não respirando de forma correta.

A maioria não sabe que respiração nasal – pelo nariz – é essencial para o bem estar do organismo. Respirar pela boca não é apenas um mau hábito, mas um distúrbio que traz inúmeras consequências: de problemas de postura, infecções à má oxigenação do cérebro.

Conscientizar-se sobre a forma adequada de inspirar e expirar e praticar técnicas para o fortalecimento do sistema respiratório pode ajudar no combate ao stress, depressão e crises de pânico.

Podemos treinar os músculos respiratórios assim como treinamos outros músculos, tornando-os mais fortes e resistentes.

Na verdade, agora, a medicina convencional ocidental vem comprovando tudo isso, mas, há milênios sábios do Oriente estudam sobre respiração e seus efeitos em nosso organismo.

Abaixo algumas técnicas acessíveis a todos:

Separe de 10 a 20 minutos do seu dia para se dedicar a algo “off line”, que fará bem ao corpo e à mente.

1– Sentado, de forma ereta, coloque o dedo médio e o indicador da mão direita entre as sobrancelhas. Expire pelas duas narinas. Então, tampe a narina direita com o polegar e inspire apenas pela esquerda. Tampe a esquerda com o dedo anular e solte o ar pela direita. Agora inspire pela direita, tampe-a com o polegar e solte pela esquerda, completando um ciclo completo. Faça pelo menos 12 ciclos.

2– Elimine o ar dos pulmões. Inspire lenta e profundamente e expire vigorosamente pelas narinas, fazendo ruído e contraindo intensamente o abdômen. Volte a inspirar de forma completa e suave, torne a soltar o ar com vigor, sem necessidade de contrair ombros ou rosto (a inspiração é relaxada). Faça pelo menos 03 séries de 15 segundos.

3– Coloque a ponta dos polegares dentro dos canais auditivos, fechando assim seus ouvidos para os sons externos. A inspiração e a expiração são amplas e sem pausas. Inspire profundamente e, ao expirar, pronuncie o fonema M de forma baixa e concentre-se nele. Ao terminar, permaneça alguns instantes com os polegares nos ouvidos, apenas percebendo os sons sutis que vibram no interior do seu corpo. Repita ao menos dez vezes. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04