Atividade do comércio recua pelo quinto mês seguido e acirra a crise econômica que derrete o Brasil

comercio_06Hora da verdade – Enquanto a presidente Dilma Rousseff tenta, mais uma vez, vender à opinião pública a falsa ideia de que o Brasil é versão tropical do País de Alice, aquele das maravilhas, mas que enfrenta um momento de pequenos sobressaltos, a dura realidade aponta para um cenário diferente e macabro.

Com a escassez de dinheiro e o trabalhador preocupado com o futuro, a economia nacional vive um momento de quase estagnação, uma vez que o consumo vem caindo de forma contínua. Tanto é assim, que a queda na atividade industrial permitiu ao governo determinar o desligamento de algumas usinas termelétricas, cuja geração de energia é mais cara e altamente poluente.

Para contradizer os discursos mentirosos de Dilma, o Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta quarta-feira (12) mais um dado desanimador sobre a economia: em junho, o comércio varejista, na quinta queda consecutiva, registrou recuo de 0,4%. No mês anterior, a retração foi de 0,8%. Sempre lembrando que junho é o mês dos namorados, época do ano em que o consumo normalmente aumenta, o que não aconteceu em meio à grave crise que chacoalha o País.

Na comparação com junho de 2014, a retração do setor varejista foi muito maior: 2,7%. No acumulado do ano, o comércio acumula queda de 2,2%, ao passo que em doze meses esse recuo é de 0,8%.

Vedete do ufanismo palaciano, a venda de móveis e eletrodomésticos diminuíram 13,6%, sendo o principal fator causador do recuo do comércio como um todo. De acordo com o IBGE, o péssimo resultado do varejo é explicado “pelo menor ritmo de crescimento do crédito com recursos livres, além do comportamento da massa de rendimento médio real habitual dos ocupados”.

Em dezembro de 2008, quando o então presidente Luiz Inácio da Silva ocupou os meios de comunicação para pedir aos brasileiros a elevação meteórica do consumo, o UCHO.INFO fez duras críticas à estratégia ilusionista do governo petista, que insistiu no artificialismo para ludibriar a parcela desavisada da população.

Na ocasião, os palacianos se limitaram a acusar o site de torcer contra o Brasil, repetindo mais uma vez a enfadonha cantilena do “quanto pior, melhor”, recentemente adotada por Dilma para minimizar a crise de que é refém. Sabem os leitores que o UCHO.INFO tem o compromisso primeiro de defender o Brasil e os brasileiros, por isso não nos furtamos de analisar os fatos e o cenário político-econômico com imparcialidade e dento da lógica.

Que a conta apresentada pelos petistas não fecharia em dado momento todos sabiam, mas parte da sociedade se deixou enganar, como se Lula fosse uma espécie de Messias da modernidade. Fanfarrão e boquirroto, o ex-metalúrgico apostou na teoria do pão e circo para criar uma cortina de fumaça diante da roubalheira que saqueou os cofres públicos.

apoio_04