Olimpíadas 2016: COI elogia o Rio, mas adverte que ainda há muito a fazer

rio_2016_06Contagem regressiva – Alguns dias após o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, bater bola com ex-atletas na Praia da Barra da Tijuca e tomar um banho de mar no local, para celebrar a marca de 365 dias para o início da Olimpíada, a presidente da Comissão de Coordenação do Rio 2016, Nawal El Moutawakel, abriu a nona reunião técnica da futura sede dos Jogos, nesta segunda, 10, com um discurso otimista. Na sede do evento olímpico ela afirmou que o Brasil está no caminho certo, porém, fez um alerta: ainda há muito que fazer.

“Está na hora de o Brasil mostrar o que pode fazer com toda sua capacidade. Superamos muitos desafios e estamos no caminho certo. Os quatro eventos-testes (triatlo, hipismo, remo e vôlei) já realizados foram aprovados por atletas e dirigentes. Estou muito confiante. Mas é bom ressaltar que ainda temos muito trabalho pela frente”, ressaltou Nawal, durante discurso de abertura do encontro, que vai até a próxima quarta-feira, no Rio.

Ela ainda afirmou que os temas em pauta vão exigir trabalho intenso a partir de agora. Embora cautelosa em não citar nenhum ponto específico, indícios apontam que uma dessas questões está relacionada à poluição da Baía de Guanabara, local das competições de vela, e centro de polêmicas com atletas e imprensa internacional.

Após a exposição da dirigente, os repórteres tiveram de sair do auditório. Durante a tarde desta segunda-feira, a comitiva visitou o Parque Olímpico e o campo de golfe, na Barra da Tijuca. Na terça, a comissão prossegue em reuniões fechadas com representantes da prefeitura, do Estado, do governo federal, do Comitê Olímpico Brasileiro ( COB) e do Rio 2016. E na quarta, Nawal concederá entrevista coletiva. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04