Moody’s: expectativa de fraco crescimento da economia brasileira motivou rebaixamento

crise_22Ladeira abaixo – A agência Moody’s só espera uma estabilização na relação dívida bruta e PIB do Brasil no fim do mandato da presidente Dilma Rousseff, ou seja, caso a petista consiga terminar o mandato, no fim de 2018. No entanto, Mauro Leos, vice-presidente da Moody’s, afirmou que isso não significa que o país perderá o grau de investimento. “A menos que algo muito inesperado aconteça, o rating não deve ser alterado neste ano”, ressaltou.

De acordo com Leos, um dos principais motivos para o rebaixamento é a deterioração do perfil de risco do Brasil. “O crescimento está mais fraco do que antecipávamos e continuará fraco durante o resto do governo”. O executivo cita ainda os resultados fiscais mais baixos do que o previsto.

Para o vice-presidente da Moody’s, outro fator que levou ao rebaixamento é o fraco consenso sobre as reformas políticas. “Tudo isso resulta em um perfil de crédito pior do que antes. O perfil é mais fraco, não só em bases absolutas, mas também em bases relativas. Quando comparamos com outros países com rating na faixa Baa, o Brasil tem indicadores fiscais mais fracos”.

Segundo Leos, para a relação entre dívida bruta e PIB chegar a níveis aceitáveis, o país precisa de um crescimento e de um superávit primário de 2%. “Isso não vai acontecer este ano e não vai acontecer no próximo ano. Só no médio prazo, 2017, 2018, deve chegar nisso. Isso significa que a dívida vai continuar subindo, para perto de 70% em 2018. Esse nível está entre os mais altos dos países com rating Baa”.

O executivo também explicou que a Moody’s manteve a perspectiva estável do Brasil porque há um equilíbrio entre os fatores positivos e negativos. “O Brasil é resistente a choques externos. Quando olhamos para a categoria Baa, vários países têm problemas no balanço de pagamentos e choques externos podem ter impacto significativo na economia. O Brasil é o oposto, é muito forte em termos de contas externas. A maior parte do déficit é financiada por investimento estrangeiro direto. Há um nível elevado de reservas internacionais”.

Ele ainda lembra que, para cada dólar que precisa pagar de dívida externa, o Brasil tem quatro dólares em reservas, uma das maiores relações em economias emergentes. E que o governo tem uma exposição relativamente baixa à dívida externa. Assim, afirma, esses elementos compensam os fatores negativos.

Mauro Leos também afirmou que fatores políticos sempre entram na conta dos ratings. A tensão entre o Congresso e o governo está tornando a vida difícil, descreve ele. “Nós vemos isso todo dia. Isso é capturado nos números fiscais, porque o ministro Joaquim Levy não tem conseguido aprovar tudo o que queria e também afeta os números de investimentos”.

apoio_04