Grécia: primeiro-ministro Alexis Tispras deve renunciar após pronunciamento na TV

alexis_tsipras_19Arrumando as gavetas – De acordo com fonte oficial do governo de Atenas, o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, eleito em janeiro deste ano, entregará, nesta quinta-feira (20), seu pedido de renúncia ao presidente Prokopis Pavlopoulos, abrindo espaço para que novas eleições ocorram em 20 de setembro. Ele fará um pronunciamento sobre sua renúncia na rede de televisão estatal à noite.

A decisão de Tsipras confirma notícias do UCHO.INFO, que afirmou que a Grécia, diante da grave crise econômico-financeira, reviveria as agruras da era do primeiro-ministro Georges Papamdreou, que trilhou o mesmo caminho: selou um acordo de resgate com a União Europeia e credores internacionais, mas dias depois acabou renunciando ao cargo,

Depois dos acordos firmados com credores internacionais, em especial com a Troika, Alexis Tspiras perdeu maioria no parlamento grego depois que os membros mais radicais do seu partido, o Syriza, se opuseram às decisões tomadas pelo primeiro-ministro.

Era esperado por todos que o premiê convocasse eleições antecipadas depois de desgastantes sete meses no cargo, quando a Grécia esteve à beira do colapso e de deixar a zona do euro, período em que foi obrigada a fechar os bancos do país por três semanas para sobreviver à batalha com os credores estrangeiros.

Mas, mesmo após a renúncia, Tsipras pretende se candidatar nas próximas eleições, com objetivo de obter um mandato com mais apoio parlamentar e, desta forma, implementar o acordo. Inclusive, pesquisas de opinião apontam que Tsipras está bem posicionado para ganhar mais um mandato como primeiro-ministro, embora ele possa precisar de parceiros de coalizão.

A decisão final sobre a data das novas eleições será definida pelo presidente Prokopis Pavlopoulos. O governo deve anunciar as suas intenções ainda nesta quinta. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04