Mercado financeiro anula discurso ufanista do governo Dilma e prevê piora da economia brasileira

crise_economica_12Terra arrasada – Contrariando o discurso persistente e mentiroso de Dilma Rousseff de que a crise é um momento de “travessia”, o Boletim Focus, divulgado nesta terça-feira (8) pelo Banco Central, aponta na direção de uma piora do quadro econômico. Isso mostra que não apenas a presidente da República está desconectada da realidade, assim como o ainda ministro Joaquim Levy, da Fazenda, que após lavagem cerebral passou a dizer que a crise brasileira é uma questão de meses.

Condensando as opiniões dos economistas das cem maiores instituições financeiras em atividade no País, o Boletim Focus destaca que a projeção de retração do Produto Interno Bruto (PIB), em 2015, saltou de 2,26% para 2,44%. O que confirma previsão do UCHO.INFO, que apostou em encolhimento do PIB deste ano no patamar de 3%. Para 2016, os especialistas do mercado financeiro projetam recuo de 0,50% do PIB, contra 0,40% da previsão anterior. Isso mostra que o governo petista de Dilma Rousseff continua perdido em relação à política econômica, apesar de todos os rocambolescos discursos palacianos.

No âmbito da inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a previsão é de que o mais temido fantasma da economia encerre o ano em 9,29%, contra 9,28% da previsão anterior. Esse cenário revela que a inflação pode chegar à casa dos dois dígitos, o que seria devastador para uma economia quase paralisada e que encolhe de forma sistemática.

Para o próximo ano, os economistas apostam em inflação de 5,58%, contra 5,51% da aposta anterior, o que confirma que o Banco Central continuará com dificuldades para levar o índice para o centro da meta estabelecida pelo governo, que é de 4,5% ao ano. Considerando que para o final de 2016 ainda faltam dezesseis meses, muita água há de rolar sob essa ponte que balança cada vez mais.

Em um cenário que provoca desespero, a projeção para a produção industrial também é desoladora: saiu de retração de 5,57% para um recuo de 6,00%. Para 2016, os especialistas preveem alta da 0,72% da produção industrial, contra 0,89% da previsão anterior. Há quatro semanas, projeções era -5,21% (2015) e +1,15% (2016).

No quesito dívida líquida do setor público e o PIB, a projeção para 2015 caiu de 36,20% para 36,15%, no intervalo de uma semana. Para 2016, o índice saltou de 38,60% para 38,90%. Ou seja, o próximo ano, ao contrário do que garante o desgoverno do PT, a situação será igual ou pior.

Para piorar o que já é ruim, dois ingredientes dessa receita macabra precisam ser levados em conta. Segundo o Boletim Focus, o dólar deve chegar ao final deste ano valendo R$ 3,70. Considerando que até recentemente o governo vinha se valendo das importações para conter a resistente inflação, a situação não é das mais confortáveis. O outro ingrediente é a taxa básica de juro, a Selic, que por decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central permanecerá por mais algum tem na casa de 14,25% ao ano, a maior de todo o planeta.

Sendo assim, considerados todos os fatores acima expostos e analisados, a economia brasileira ainda tem um longo e árduo caminho pela frente para se aproximar minimamente do País de Alice, aquele das maravilhas, que a descompensada e incompetente Dilma Rousseff tanto anuncia. Como disse certa feita um conhecido e gazeteiro comunista de boteco, “nunca antes na história deste país”.

apoio_04