Valcke pediu compensação milionária para deixar a FIFA, mas entidade rejeitou proposta

fifa_10Bandido profissional – Uma semana antes de ser acusado de envolvimento em um esquema ilegal de venda de ingressos da Copa do Mundo de 2014, Jérôme Valcke tentou convencer a FIFA a lhe pagar uma compensação milionária para que ele deixasse o cargo de secretário-geral da entidade antes do final de seu mandato.

Valcke foi afastado do cargo por causa do escândalo e substituído, nesta sexta-feira (18), pelo alemão Markus Kattner, diretor financeiro da entidade. Na quinta, Jérôme foi acusado pelo empresário Benny Alon, dono da JB Marketing, de embolsar cerca de R$ 9 milhões com a venda ilegal de ingressos acima do preço tabelado na Copa de 2014.

Apesar de se declarar inocente, o francês foi afastado do cargo de secretário-geral e a FIFA abriu uma investigação interna. O presidente Joseph Blatter confessou a pessoas próximas que não acredita que seu braço direito tenha violado acordos e regras da entidade, mas, pressionado, optou por seu desligamento.

O ex-dirigente já vinha sinalizando o desejo de deixar a organização. Há uma semana, Valcke propôs que a FIFA lhe pagasse uma compensação para que ele deixasse o cargo. Oficialmente, ele teria mais três anos de contrato e queria ser reembolsado por esse período, mas fontes ligadas ao caso indicam que a negociação não avançou. Em 2007, outro secretário-geral, Urs Linsi, recebeu mais de US$ 4 milhões para deixar o cargo e abriu espaço justamente para a chegada de Valcke.

Em sua defesa, o advogado de Valcke, Barry Berke, garantiu que seu cliente não tem qualquer tipo de envolvimento com as denúncias apresentadas pelo empresário Benny Alon que, desde 1990, opera na venda de ingressos da Copa.

“Jérôme nega categoricamente as acusações inventadas e intoleráveis formuladas por Benny Alon sobre a suposta revenda de entradas para o último Mundial.” De acordo com o advogado, a FIFA colocou fim na parceria com a empresa de Alon quando soube que ele negociava entradas acima do preço de tabela. Entretanto, a FIFA não explicou por qual razão Valcke e Alon seguiram trocando e-mails que tratavam sobre o esquema.

A crise de falta de comando na FIFA foi evidenciada nesta sexta-feira, na celebração dos 1000 dias para o início da Copa de 2018, a ser realizada na Rússia. Apenas diretores da FIFA compareceram ao evento, enquanto Blatter e Valcke eram aguardados. A FIFA insistiu que Blatter não tinha a intenção de estar presente no evento realizado na Praça Vermelha. Já Valcke, que chegaria a bordo de avião privado, teve de abortar a viagem após o afastamento do assessor. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04