Crise dos refugiados e aquecimento global dominam visita do papa à Casa Branca

papa_francisco_34Sintonia fina – Nesta quarta-feira (22), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ressaltou em recepção ao papa Francisco, na Casa Branca, a mensagem de que é preciso praticar a solidariedade com os refugiados e os imigrantes. “O senhor nos lembra que a mensagem mais poderosa é a misericórdia. Isso significa dar as boas-vindas ao estrangeiro com empatia e o coração verdadeiramente aberto”, discursou o mandatário norte-americano em referência aos refugiados e aos imigrantes, durante a cerimônia oficial de boas-vindas ao pontífice.

Obama ainda fez elogios ao trabalho de Francisco no socorro aos pobres e a seu comprometimento no combate às mudanças climáticas. O presidente também agradeceu ao papa por ajudar a reaproximar os EUA e Cuba e enfatizou a necessidade de acolher refugiados e imigrantes.

Sobre os esforços do pontífice na ação contra o aquecimento global, um tema que divide democratas e republicanos nos Estados Unidos, o presidente norte-americano afirmou que o “Santo Padre nos lembra que temos a obrigação sagrada de proteger nosso planeta, a dádiva magnífica de Deus para nós”. “Apoiamos seu apelo para que todos os líderes mundiais apoiem as comunidades mais vulneráveis a um clima em alteração e se unam para preservar nosso precioso mundo para as gerações futuras”, completou.

Em seu pronunciamento, Francisco destacou que como filho de imigrantes italianos que foram à Argentina, ele estava muito feliz em estar em um país construído por famílias que também deixaram seus países para viver em outra nação. O papa também fez um apelo aos Estados Unidos para que tomem medidas urgentes para impedir a ruína ambiental e combater a pobreza, ampliando o papel da Igreja Católica no combate às mudanças climáticas “Quando se trata de cuidar de nosso lar comum, estamos vivendo um momento crítico na história”, declarou Francisco, reforçando o tema abordado em sua encíclica de junho sobre o meio ambiente.

O papa Francisco e o presidente Obama têm posições coincidentes em questões como as mudanças climáticas e a defesa dos pobres, porém estão em desacordo sobre o aborto e o casamento homossexual.

O papa argentino encerrará o dia com missa em uma das mais importantes igrejas católicas romanas nos EUA, a Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição. Lá, Francisco canonizará o missionário espanhol Frei Junípero Serra, do século XVIII. A canonização de Serra foi criticada por historiadores, indígenas e entidades civis, pois eles afirmam que o missionário ajudou a suprimir culturas nativas americanas na região que hoje é a Califórnia. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04