Temendo prisão de Blatter, FIFA muda reunião para Zurique; segurança será reforçada

joseph_blatter_33Medo explícito – A FIFA mudou o local de sua última reunião de 2015, em dezembro, que estava programada para ocorrer no Japão. O motivo é evitar que autoridades de um país possam extraditar ou questionar o presidente da entidade, Joseph Sepp Blatter. O encontro coincidiria com o Mundial de Clubes, mas os dirigentes optaram por realocar a reunião para Zurique, evitando que o suíço tenha de sair do país europeu.

Desde a prisão dos dirigentes do futebol, em maio, Blatter tem evitado viajar. Ele não foi à Copa América, no Chile, ao Mundial Sub-20, na Nova Zelândia, e nem à Copa do Mundo de Futebol Feminino, no Canadá. Sua única viagem para fora do seu país foi para participar do sorteio da Copa de 2018, na Rússia, que deu garantias de que o cartola não seria questionado.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o Federal Bureau of Investigation (FBI) não nega que tem feito um inquérito sobre a situação de Blatter e o suíço admitiu que não sairia da Suíça enquanto “as coisas não estiverem claras”.

Nesta quarta-feira (23), o presidente da FIFA participou do sorteio do Mundial de Clubes, em Zurique, e fez questão de tecer elogios aos japoneses. Os organizadores de Tóquio, porém, não sabiam dizer onde seria a reunião da entidade.

Blatter ainda decidiu brincar com o nome de um dos clubes classificados, o River Plate. “La Plata, la Plata”, disse, fazendo um sinal de dinheiro com a mão. Em espanhol, “plata” é sinônimo de dinheiro, mas o nome do clube não é uma referência a valores monetários. O River foi o campeão da Copa Libertadores e, assim como o Barcelona, já está classificado para o evento no final do ano no Japão.

Se o suíço brinca em falar de dinheiro, a segurança da entidade fez questão de não deixar qualquer brecha para um eventual protesto durante o sorteio. Todos os jornalistas tiveram de se registrar com dias de antecedência, malas foram abertas antes da entrada no edifício e o saguão da FIFA foi fechado à imprensa, obrigando a entrada por uma porta lateral.

As medidas foram tomadas após o comediante britânico consegui entrar em uma conferência de imprensa concedida por Blatter, em julho, e antes do evento, jogou notas de dinheiro sobre o cartola. As imagens rodaram o mundo e, visivelmente irritado, o suíço exigiu mudanças profundas no acesso ao prédio. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04