Ibope: governo Dilma tem aprovação de 9% da população; 70% reprovam administração petista

dilma_rousseff_1014

Depois das pífias manifestações contra a administração de Dilma Vana Rousseff e a favor do impeachment da presidente da República, realizadas no último domingo em várias cidades brasileiras, pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (15) revela os percentuais de avaliação dos eleitores sobre o governo petista.

De acordo com o levantamento, apenas 9% dos entrevistados consideram o governo “ótimo ou bom”, 20% classificam a administração petista regular e 70%, ruim ou péssima. 1% não sabe ou não respondeu.

A divulgação dos resultados da pesquisa ocorre em meio ao polêmico processo de impeachment da presidente da República, cujo pedido foi aceito pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), há aproximadamente duas semanas.

Encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 4 e 7 deste mês e ouviu 2.002 pessoas, em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

O último levantamento do Ibope, também encomendado pela CNI, divulgado em setembro, apontava que 10% dos eleitores aprovavam o governo (“ótimo ou bom”); 69% dos entrevistados avaliavam a administração Dilma como “ruim ou péssima”; e 21% consideravam a gestão petista “regular”.

“Maneira de governar”

A pesquisa divulgada nesta terça também considerou a opinião dos entrevistados em relação “à maneira de governar” De Dilma Rousseff: 14% aprovam; 82% desaprovam; e 4% não souberam ou não responderam.

Além disso, 18% dos entrevistados afirmaram que confiam na presidente, ao passo que 78% não confiam, enquanto que 3% não souberam ou não responderam.

Tomando por base o primeiro governo Dilma, 2% dos entrevistados pelo Ibope consideram o segundo mandato da petista “melhor”. Para 81%, a atual gestão é “pior” e 15% dizem ser “igual”.


Segundo mandato

Ainda de acordo com a pesquisa, 9% dos entrevistados avaliam como “ótimo ou bom” as perspectivas em relação ao restante do mandato de Dilma Rousseff, enquanto 65% afirmam que o governo será “ruim ou péssimo”. Para 20%, a gestão será “regular”.

Preguiça política

Considerando os resultados da mais recente pesquisa Ibope, fica claro que o brasileiro, que se diz indignado com atual estado de coisas, sofre de inenarrável preguiça política, algo confirmado pelas anoréxicas manifestações do último domingo (13).

Diante das manobras que têm acontecido nos bastidores do poder, as quais podem garantir a Dilma o direito de continuar no cargo, o fim do mais corrupto e incompetente governo da história nacional só se dará na esteira da pressão popular, que não deve acontecer apenas na rede mundial de computadores, mas nas ruas e avenidas de todo o País.

De igual modo, manifestações aos domingos não passam de mero passeio no parque, como se as pessoas nada tivessem para fazer. É preciso parar o País durante pelo menos um dia da semana, o que com certeza se transformaria em duro recado aos atuais ocupantes do Palácio do Planalto. Do contrário, Dilma permanecerá presidente até 31 de dezembro de 2018.

apoio_04