Estação da Luz ficará fechada por tempo indeterminado; parede corre o risco de cair sobre plataformas

estacao_luz_1001

Nesta quarta-feira (23), a Defesa Civil da Prefeitura de São Paulo decidiu que a Estação da Luz permanecerá interditada para passageiros e trens por tempo indeterminado, até que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) atenda a uma série de pedidos e medidas do órgão e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O ramal atende cerca de 300 mil passageiros por dia.

A CPTM terá de fazer obras de escoramento na parede interna da área afetada pelo incêndio que destruiu o Museu da Língua Portuguesa, localizado no mesmo prédio, na última segunda-feira. De acordo com a Prefeitura, há risco de que a estrutura caia sobre as plataformas de embarque e desembarque dos trens.

Além no mais, ainda deverá ser feita a retirada total dos escombros e das estruturas de madeira da cobertura da área atingida. O madeiramento pressiona as paredes queimadas da estação. As decisões foram tomadas pela prefeita em exercício, Nádia Campeão, e a Defesa Civil.


A Praça da Luz permanecerá fechada para carros e a calçada da estação ficará interditada. Um esquema de trânsito será desenvolvido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Em evento nesta quarta-feira, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) não definiu o prazo para a realização das intervenções na estação. Ele afirmou que o governo está levantando a relação de empresas capazes de realizar o serviço.

“Eu designei o Saulo de Castro Abreu Filho, que é secretário de governo, para coordenar todo esse trabalho, que envolve secretaria de Cultura, Transportes Metropolitanos, Segurança Pública, Procuradoria-Geral do Estado, envolve um conjunto de ações do Estado. Hoje, o secretário (dos Transportes Metropolitanos) Clodoaldo (Pelissioni) já vai verificar quais empresas têm preparo para fazer esse trabalho, fazer uma análise de custos para a gente fazer o mais rápido possível o escoramento das paredes e a retirada dos escombros. Agora à tarde nós vamos saber o tempo que isso leva”, disse Alckmin.

Sobre a investigação das causas do incêndio, o governador afirmou que o laudo da Polícia Técnico-Científica vai sair em, no máximo, quinze dias.

apoio_04