Messi conquista a Bola de Ouro pela quinta vez; gol mais bonito de 2015 ficou com brasileiro da 3ª divisão

lionel_messi_1001

Nesta segunda-feira (11), o argentino Lionel Messi confirmou seu favoritismo com 41,33% dos votos e recebeu, na festa de gala da FIFA, sua quinta Bola de Ouro na carreira. O português Cristiano Ronaldo, mesmo sem ter vencido nenhum título no ano, ficou com o vice, e Neymar, com o terceiro lugar, com 7,86% dos votos.

A conquista deixa o argentino ainda mais isolado como o grande vencedor do prêmio, já que é o ganhador do troféu entre 2009 e 2012, e o único do planeta a levar a honraria cinco vezes na carreira. Atrás dele, com duas conquistas a menos, estão Cristiano Ronaldo, Zidane e Ronaldo Nazário.

A premiação foi absolutamente merecida, pois Messi fez gols decisivos e protagonizou grandes atuações, além de ter sido o grande nome da brilhante temporada do Barcelona, que venceu no mesmo ano o Espanhol, a Copa do Rei e a Liga dos Campeões pela segunda vez em sua história.

“É um momento muito especial, estar de novo aqui neste palco, vencendo a Bola de Ouro depois de ver o Cristiano Ronaldo vencer pela audiência. Muito mais do que qualquer coisa que possa ter sonhado quando criança, quero agradecer a todos que me acompanharam no futebol, meus companheiros de equipe. Quero agradecer ao futebol por tudo que ele me trouxe, as coisas boas e ruins, por todo o crescimento”, declarou Messi.

Os eleitores da Bola de Ouro não se encantaram tanto pelos colegas do argentino. Mesmo sem vencer nenhum título no ano, Cristiano Ronaldo ficou com a segunda colocação, batendo Neymar na disputa. Suárez, o terceiro nome do tridente catalão, sequer havia chegado ao top 3, o que irritou vários fãs do clube e do jogador ao redor planeta. O colégio eleitoral do prêmio é formado por capitães e técnicos das seleções, além de jornalistas de vários países selecionados pela France Football.


Gol mais bonito

Pela primeira vez, o gol mais bonito do ano não vem da elite do futebol mundial. Apoiado por uma forte campanha nas redes sociais, o brasileiro Wendell Lira saiu do modesto Campeonato Goiano, onde brilhou com uma meia bicicleta pelo ainda mais modesto Goianésia, para brilhar em Zurique. Em uma eleição aberta com mais de 1,6 milhão de votantes, ele bateu Messi, Tevez e outros figurões, venceu o prêmio Puskas na festa de gala da FIFA e fez história.

“É o melhor dia da minha vida. Poder estar aqui conhecendo grandes jogadores que são meus ídolos, que conhecia só de videogame. Queria agradecer minha família, nação brasileira que votou em mim, minha esposa e minha filha”, disse Wendell Lira, que citou a Bíblia ao receber o prêmio.

“Queria deixar uma passagem. Quando Golias apareceu disseram: ‘ele é muito forte, grande, não tem como ganhar dele’. Davi disse: ‘Ele é muito grande, não tem como não acertar ele’. É assim que temos de enfrentar os problemas diários em nossa vida e é assim que agradeço”, disse o jogador, que recebeu 46,7% dos votos, contra 33,3% de Messi, o segundo colocado.

apoio_04