Anvisa autoriza teste voltado para a triagem rápida que detecta Zika em 10 minutos

zika_virus_1003

Na edição de segunda-feira (15), o Diário Oficial da União trouxe a publicação do registro concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao teste que detecta quase instantaneamente a presença do vírus Zika no organismo. Segundo a fabricante, a empresa canadense Biocan Diagnostics INC, o resultado desse exame é conhecido em 10 minutos após a aplicação.

O teste é especialmente voltado à triagem rápida de pacientes. Nele é demonstrado se o sangue contém os anticorpos IgG – caso positivo, é possível concluir que a pessoa teve a doença, ainda que o vírus já tenha sido eliminado. O exame também identifica os anticorpos IgM, que sinalizam a fase aguda da doença.

Este é o quarto produto autorizado pela Anvisa para o diagnóstico da Zika e o terceiro capaz de, mesmo após a eliminação do vírus, concluir se o paciente foi infectado.


O teste utiliza como suporte uma membrana de nitrocelulose em que os anticorpos são capturados e revelados por meio de uma rápida reação química, sem a necessidade de equipamentos especiais ou instrumentos laboratoriais.

Atualmente a Zika pode ser diagnosticada por meio do teste PCR, que detecta o código genético do vírus. Entretanto, o exame só funciona enquanto persistem os sintomas, o que pode levar até uma semana.

A Biocan afirma em nota que está “satisfeita em anunciar” a aprovação do exame pelo órgão brasileiro. “Esperamos que esse teste possa ajudar a situação atual no Brasil, pois agora pacientes podem ser diagnosticados rapidamente em minutos, sob um custo muito razoável”.

A empresa canadense não informa o valor do produto, assim como não confirma o início da comercialização do produto no País.

apoio_04