Terroristas do grupo “Estado Islâmico” reivindicam autoria dos atentados em Bruxelas

(AP - RTL Belgium)
(AP – RTL Belgium)

Capital da Bélgica e sede da União Europeia e da Organização do tratado do Atlântico Norte (OTAN), Bruxelas rompeu esta terça-feira (22) debaixo do terror. Pouco antes das 8 horas (horário local), atentados terroristas deixaram pelo menos 30 mortos e mais de 130 feridos no Aeroporto Internacional de Zaventem e na estação de metrô Maelbeek.

O grupo terrorista “Estado Islâmico”, que tenta instalar à força um califado em parte dos territórios da Síria e do Iraque, reivindicou a autoria dos ataques, segundo agência de notícias ligada aos extremistas.

O número de vítimas ainda é desencontrado, sem que as autoridades confirmem as notícias que apontam 34 mortos e 170 feridos. As explosões levaram o país a entrar em alerta máximo para atentados terroristas.

“Os combatentes do Estado Islâmico realizaram uma série de bombardeios com cintos e aparatos explosivos nesta terça-feira, tendo como alvos o aeroporto e uma estação de metrô no centro da capital da Bélgica, Bruxelas”, escreveu a agência AMAQ, ligada aos terroristas que se escondem sob a interpretação radical do Islã.

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, condenou o que classificou de “atentados cegos, violentos e covardes” que atingiram a capital belga. “Temíamos um atentado terrorista e aconteceu”, lamentou o premiê.


Explosões

As explosões ocorreram dias após a prisão de Sala Abdeslam, que era procurado por participar diretamente dos atentados terroristas em paris, perpetrados em 3 de novembro do ano passado. Pelo menos uma das explosões foi provocada por um homem-bomba, de acordo com informação da procuradoria belga. Segundo relatos de vítimas, no aeroporto foram ouvidas vozes em árabe em meio aos tiros que levaram pânico e correria.

Os veículos midiáticos que cobrem o caso informaram que os ataques no aeroporto ocorreram próximo ao balcão da companhia aérea American Airlines, mas a empresa desmentiu a informação.

A polícia belga informou ter encontrado um rifle Kalashnikov e um cinto com explosivos ao lado dos corpos no aeroporto de Bruxelas.

A terceira explosão ocorreu na movimentada estação de metrô Maelbeek, localizada em um bairro onde funcionam as representações da União Europeia.

O prefeito de Bruxelas, Yvan Mayeur, afirmou que 20 pessoas morreram no metrô e outras 106 ficaram feridas, sendo 17 em estado grave. O número de vítimas oscila de acordo com a divulgação de informações sobre os atentados terroristas. A TV pública belga (VRT) informa que 34 pessoas morreram nos ataques, sendo 20 no metrô e 14 no aeroporto.

A RTBF tem divulgado que são 14 mortos apenas no aeroporto e 20 mortos e 170 feridos, na estação de metrô. A CNN acompanha a contagem da RTBF, ao passo que o jornal francês “Le Monde” noticia a morte de pelo menos 28 pessoas.

apoio_04