Avião egípcio é sequestrado e desviado para o Chipre; sequestrador foi preso

(Yiannis Kourtoglou - Reuters)
(Yiannis Kourtoglou – Reuters)

O Ministério da Aviação Civil do Egito confirmou nesta terça-feira (29) o sequestro de um avião da companhia EgyptAir, que decolou de Alexandria com destino ao Cairo.

O voo 181, com pelo menos 60 pessoas a bordo, foi desviado de sua rota e pousou em Lárnaca, na ilha de Chipre, por um passageiro vestindo um cinto que diz conter explosivos.

Foram divulgadas diferentes versões sobre o nome do sequestrador. O Ministério do Exterior de Chipre o identificou como Seif Eldin Mustafa. Já a agência estatal de notícias do Egito Mena havia divulgado que ele seria o egípcio Ibrahim Samaha, um professor de veterinária na Universidade de Alexandria.

A agência Reuters citou testemunhas que teriam visto o sequestrador jogar da janela do avião uma carta escrita em árabe no pátio do aeroporto, pedindo que fosse entregue a sua ex-mulher, que vive em Chipre. Ele teria também pedido asilo no país.


De acordo com três emissoras de TV de Chipre, o sequestrador reivindica na carta a libertação de presos no Egito.

Segundo a emissora CYBC, o sequestrador libertou quase todos os passageiros do voo, menos a tripulação e quatro estrangeiros, segundo a mídia local.

De acordo com a polícia, às 08h30 (hora local) a torre de controle do aeroporto informou à polícia que um avião proveniente do Egito havia sido sequestrado. A aeronave pousou cerca de 20 minutos mais tarde no aeroporto de Lárnaca.

A polícia cipriota está no mais alto nível de alerta e o ministro da Ordem Pública, Ionas Nikolaou, convocou uma reunião de emergência. As autoridades do Chipre informaram, às 8h45 (horário de Brasília) que o sequestro acabou com a prisão do sequestrador. (Com agências internacionais)

apoio_04