Permanência do Reino Unido na União Europeia lidera pesquisas

reino_unido_1001

Divulgadas na terça-feira (17) e quarta-feira (18), três pesquisas sobre o referendo de 23 de junho apontam ampla vantagem dos partidários da permanência do Reino Unido na União Europeia (EU).

A pesquisa por telefone da Ipsos MORI para o jornal Evening Standard registra a maior diferença entre os dois lados, com 55% dos entrevistados a favor da UE e 37% contrários.

A pesquisa realizada pela internet do YouGov para o jornal The Times mostra a permanência na UE com 44% e o lado contrário ao bloco europeu com 40%, a maior vantagem registrada nas sondagens desta empresa desde agosto de 2015. Em ambos os casos, os demais eleitores se declararam indecisos ou afirmaram que não pretendem votar.


A pesquisa da ORB para o jornal Daily Telegraph aponta que os partidários da permanência têm 55% das intenções de voto, contra 40% para os que desejam sair do bloco europeu.

Na última segunda-feira (16), mais de 300 empresários britânicos pediram a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Em carta aberta ao “Daily Telegraph”, os executivos preveem que as respectivas empresas crescerão mais e melhor fora do “guarda-chuva” de Bruxelas, capital da UNE. A declaração vai na contramão dos apelos do primeiro-ministro britânico, David Cameron, a pouco mais de um mês do referendo.

“Fora da UE, as empresas britânicas serão livres para crescer mais rápido, para se estender a novos mercados e criar mais empregos. É o momento de votar para sair e recuperar o controle de nosso destino”, escreveram os empresários.

apoio_04