Zelotes: PF indicia presidente do Bradesco e executivos por envolvimento no escândalo do CARF

luiz_trabuco_1001

Depois de anos a fio ouvindo que o Brasil precisa passar a limpo, a população parece que finalmente vê a vassoura entrando em ação. E isso acontece sem aquela velha máxima de que a Justiça só era implacável com os desvalidos. Ou seja, a folclórica cegueira da Justiça se faz presente.

Nesta terça-feira (31), a Polícia Federal indiciou o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, e mais nove pessoas em um inquérito da Operação Zelotes por tráfico de influência, corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O indiciamento tem como base a compra de pareceres no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF), órgão ligado ao Ministério da Fazenda.

Em nota, a assessoria de imprensa do Bradesco informou que a instituição financeira e seus executivos não participaram do esquema criminoso e sequer contrataram os serviços do grupo investigado na Operação Zelotes. O banco da Cidade de Deus informou também que irá “apresentar seus argumentos juridicamente por meio do seu corpo de advogados”.

O inquérito foi concluído na última semana e enviado para análise do Ministério Público Federal no Distrito Federal. A Procuradoria da República no DF analisa os elementos apontados no relatório da PF para decidir se apresentará à Justiça Federal denúncia contra os indiciados.

O Bradesco é investigado na Operação Zelotes desde 2015 por suspeita de ter contratado o grupo que, segundo as investigações, pagava propina em troca de decisões favoráveis no CARF, órgão responsável por julgar as multas impostas pela Receita Federal a empresas e contribuintes.


Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Bradesco:

“O Bradesco informa que não houve contratação dos serviços oferecido pelo grupo investigado. Acrescenta que foi derrotado por seis votos a zero no julgamento do Carf. O Bradesco esclarece ainda que o presidente da instituição, Luiz Carlos Trabuco Cappi, não participou de qualquer reunião com o grupo citado.

O mérito do julgamento se refere a ação vencida pelo Bradesco em todas as instâncias da Justiça, em questionamento à cobrança de adicional de PIS/Cofins. Esta ação foi objeto de recurso pela Procuradoria da Fazenda no âmbito do Carf.

O Bradesco irá apresentar seus argumentos juridicamente por meio do seu corpo de advogados.”

apoio_04