Morre nos EUA o ex-campeão mundial de boxe Muhammad Ali, “o maior de todos os tempos”

muhammad_ali_1001

Uma das lendas do boxe mundial, Muhammad Ali morreu nos Estados Unidos na noite de sexta-feira (3) em decorrência de problemas respiratórios. O esportista, de 74 anos, havia sido internado na quinta-feira em um hospital de Phoenix, no Arizona, onde morava, mas os médicos informaram à família sobre seu estado crítico e que o “fim estava próximo”.

Nascido Cassius Marcellus Clay Jr., em 17 de janeiro de 1942, em Louisville (Kentucky), ele teve seu primeiro contato com o pugilismo através do chefe de polícia e técnico de boxe Joe E. Martin, na sua cidade natal. Martin encontrou-o com 12 anos batendo em um ladrão que estava roubando sua bicicleta. Ele disse ao oficial que estava aplicando “whup” no ladrão, mas recebeu o conselho para treinar boxe.

Três vezes campeão mundial de boxe na categoria “peso-pesado”, era chamado de “O maior de todos os tempos”. Foi eleito “O Desportista do Século” pela revista americana Sports Illustrated, em 1999.


As aparições públicas do ex-campeão tornaram-se cada vez mais raras desde que os problemas respiratórios voltaram nos últimos anos. Ali parou de lutar em 1981, como campeão mundial de boxe. Pouco tempo depois, foi diagnosticado com mal de Parkinson e hospitalizado inúmeras vezes desde então.

Mesmo com problemas de saúde, em 2010 Muhammad Ali e a cantora Christina Aguilera participaram de campanha publicitária em prol das vítimas do terremoto que destruiu o Haiti.

Em 1996, carregou a tocha olímpica dos Jogos de Atlanta, ocasião em que os tremores provocados pela doença puderam ser notados, o que entristeceu os amantes do esporte em todo o planeta.

Confira abaixo os dez melhores nocautes da carreira de Muhammad Ali:

apoio_04