Itália: terrível colisão entre trens de passageiros deixa dezenas de mortos e feridos

italia_1001

Uma colisão frontal entre dois trens no sul da Itália, na região da Puglia, deixou ao menos 20 mortos e dezenas de feridos na manhã desta terça-feira (12). O número de mortos divulgado inicialmente era de dez, mas posteriormente foi corrigido por autoridades regionais. Duas pessoas foram resgatadas com vida dos escombros.

De acordo com a polícia, o acidente aconteceu numa área rural (campo de oliveiras) entre as cidades de Corato e Andria. Os vagões frontais dos trens foram totalmente destruídos pela força do impacto.

“Estamos trabalhando com as equipes de resgate para abrir os vagões”, disse Luca Cari, porta-voz dos bombeiros, acrescentando que eles salvaram uma criança das ferragens. “O resgate é complicado porque o acidente aconteceu no meio de uma área rural.”

Ainda não foram reveladas as causas da colisão, que ocorreu por volta das 11h30 (hora local), em um dia quente de verão. “Não vamos parar até descobrirmos o que aconteceu”, declarou o primeiro-ministro Matteo Renzi, que interrompeu visita a Milão, no norte do país. “Esse é um momento de tristeza”, afirmou Renzi, acrescentando que é preciso apurar a causa do acidente antes de culpar alguém.


Relatos iniciais na imprensa local informaram que muitos dos passageiros eram estudantes que se deslocavam para a universidade na cidade de Bari.

Conforme a agência de notícias Ansa, cada um dos trens possuía quatro vagões e a colisão foi frontal. Imagens divulgadas mostram os dois vagões totalmente amassados. “Alguns vagões estão totalmente amassados e os bombeiros estão retirando as pessoas presas sob os escombros, muitas estão feridas”, afirmou o chefe da polícia local, Riccardo Zingaro, à Ansa.

A polícia nacional e Arma dos Carabineiros (Arma dei Carabinieri, em italiano), uma das quatro forças armadas da Itália, não deram detalhes sobre a extensão da colisão. A linha Bari Norte, onde ocorreu o acidente, é administrada pela empresa Ferrotramviaria e recebe mais de 200 composições por dia.

apoio_04