Lava-Jato: MPF denuncia Lula, Marisa Letícia, Léo Pinheiro e outros cinco no caso do triplex em Guarujá

lula_1016

Confirmando informação publicada anteriormente pelo UCHO.INFO, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou, nesta quarta-feira (14), o ex-presidente Lula, a ex-primeira-dama Marisa Letícia e outras seis pessoas no âmbito da Operação Lava-Jato. Em entrevista coletiva agendada para logo mais, os procuradores da República fornecerão detalhes da denúncia, que envolve o caso do apartamento triplex em Guarujá, no litoral paulista, reformado a pedido de Marisa e cujo custo da obra foi descontado de propina a ser paga ao petista pela empreiteira OAS.

Além de Lula e da ex-primeira-dama, foram denunciados José Adelmário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS; Paulo Gordilho, arquiteto e ex-executivo da OAS; Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula; Agenor Franklin Magalhães Medeiros, ex-executivo da OAS; Fábio Hori Yonamine, ex-presidente da OAS Investimentos; e Roberto Ferreira Moreira, ligado à empreiteira baiana.

De acordo com indiciamento feito pela Polícia Federal em agosto passado, a OAS durante cinco anos (2011 a 2016) R$ 21,5 mil mensais para que bens do lobista-palestrante Lula ficassem armazenados em depósito da empresa Granero. Os pagamentos totalizam, conforme a investigação, R$ 1,3 milhão. Segundo a PF, o valor refere-se a vantagens indevidas pagas pela OAS a Lula.


Na ocasião do indiciamento, o advogado do petista e de sua esposa, Cristiano Zanin Martins (é genro de Roberto Teixeira, compadre de Lula), afirmou que as conclusões do relatório da PF “têm caráter e conotação políticos e é, de fato, peça de ficção”.

Zanin Martins tem o compromisso profissional de defender o cliente, por isso pode fazer qualquer declaração, mas contra fatos inexistem argumentos. O caso do triplex em Guarujá é o que menos preocupa a defesa de Lula, apesar do inegável fato de que o imóvel estava reservado para a família do ex-presidente da República.

O problema maior, que vem tirando o sono dos advogados, é o imbróglio que tem no cardápio o Sítio Santa Bárbara, em Atibaia, no interior paulista. Quem conhece a sequência de fatos envolvendo a propriedade sabe que a prisão de Lula é uma questão de tempo e da boa vontade das autoridades.

apoio_04