Lufthansa: greve afeta 215 mil passageiros, provoca o cancelamento de 2 mil voos e é estendida até sexta

lufthansa_1001

Cerca de 100 mil passageiros foram afetados pela greve de pilotos da companhia aérea Lufthansa nesta quarta-feira (23/11), informou a empresa alemã em comunicado. Ao total, 876 voos operados pelo grupo foram cancelados, 51 deles sendo rotas internacionais. A paralisação deve se estender até a meia-noite de quinta-feira (hora local).

De acordo com o comunicado da Lufthansa, dos 3 mil voos programados, apenas 2.124 serão realizados. Os 5,4 mil pilotos da companhia paralisaram suas atividades à meia-noite de terça-feira (22), na 14ª greve do grupo desde abril de 2014. A companhia recorreu a um tribunal de Frankfurt para impedir a greve, mas o pedido foi rejeitado.

A greve afeta, sobretudo, os aeroportos de Frankfurt e Munique, mas envolve apenas rotas da Lufthansa. Voos operados pelas subsidiárias Germanwings, Eurowings, Air Dolomiti, Austrian Airlines, Swiss e Brussels Airlines deverão operar normalmente.

A greve foi convocada pelo sindicato dos pilotos Cockpit, que anunciou nesta quarta-feira (23), em Frankfurt, que o movimento será estendido até sexta-feira (25), dia em que a paralisação afetará voos de curta duração com origem na Alemanha. Com a decisão, a greve na maior companhia aérea alemã, que começou nesta quarta-feira, chegará a três dias.


Segundo o sindicato, a direção da Lufthansa não apresentou “qualquer proposta negociável” até o momento. Já a empresa acusou o sindicato de estar mais interessado em acirrar os ânimos do que em encontrar uma solução.

Nesta quarta-feira foram cancelados 876 voos, ou dois terços do total previsto. Na quinta-feira deverão ser anulados outros 912, incluindo 82 de longa duração. Cerca de 215 mil passageiros serão afetados nos dois dias. Os números de sexta-feira ainda não foram divulgados.

Esta é a 14ª greve na atual rodada de negociações entre Lufthansa e Cockpit, que começou em abril de 2014. Os pilotos pedem aumentos salariais de 3,66% por ano, com efeitos retroativos desde 2012. A Lufthansa oferece 2,5% durante um período de seis anos.

O voo LH 506, que partiria de Frankfurt para São Paulo-Guarulhos às 21h55 (hora local), foi cancelado. No site da Lufthansa ainda não há confirmação se o mesmo voo programado para a quinta-feira sairá. Na quinta-feira, dois voos da Lufthansa estão previstos para sair do Brasil em direção a Frankfurt – o LH 501, que parte do Rio, e o LH 507, de São Paulo. Contudo, não há informação se ambos serão afetados pela greve. (Com agências internacionais)

apoio_04