Lava-Jato: Sérgio Moro marca depoimento do alarife Lula no processo que trata do triplex em Guarujá

Responsável na primeira instância do Judiciário pelos processos resultantes da Operação Lava-Jato, que desmontou o maior esquema de corrupção da história da Humanidade, o juiz Sérgio Moro marcou o interrogatório do ex-presidente Lula da Silva para 3 de maio (14 horas).

O processo em questão trata dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro cometidos pelo petista no conturbado caso do apartamento triplex no Edifício Solaris, em Guarujá, cidade do litoral paulista.

Será a primeira vez que o petista e o magistrado ficarão frente a frente, depois de muitas provocações e insultos por parte do ex-presidente da República e seus advogados.

Em novembro de 2016, Lula prestou depoimento, por vídeo conferência, como testemunha de defesa de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-presidente da Câmara dos Deputados Cunha (PMDB-RJ) e preso na Lava-Jato.

Em denúncia encaminhada à Justiça, o Ministério Público Federal (MPF) afirma que Lula recebeu propina de R$ 3,7 milhões (de um total de R$ 87 milhões decorrentes de corrupção) da empreiteira OAS, entre 2006 e 2012. As acusações contra Lula são relativas ao recebimento de vantagens ilícitas da empreiteira por meio do triplex praiano do armazenamento de bens do acervo presidencial, mantidos pela Granero de 2011 a 2016.


Sérgio Moro também marcou os interrogatórios dos empreiteiros da OAS, José Adelmário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, e Agenor Franklin Magalhães Medeiros, para 20 de abril. Outros denunciados no caso também serão ouvidos pelo juiz da Lava-Jato: Fábio Hori Yonamine, Paulo Roberto Valente Gordilho e Roberto Moreira Ferreira, em 26 de abril; Paulo Okamotto (presidente do Instituto Lula), em 28 de abril.

Os advogados de Lula, cujos polpudos honorários ninguém sabe como são pagos, que se preparem, pois a audiência pode ser um sinal de que a condenação está a caminho. No caso de ser condenado e a sentença confirmada em segunda instância, Lula estará inelegível.

Além do processo envolvendo o apartamento triplex, outro que trata do polêmico sítio Santa Bárbara, em Atibaia, deve resultar em condenação. Isso porque as provas recolhidas durante as investigações são tão robustas quanto comprometedoras.

Em suma, o cronômetro da agonia foi acionado, mas a defesa de Lula poderá apelar a algum rapapé jurídico, como sempre faz, quando na verdade dedicar-se a provar a aludida inocência do cliente.

apoio_04