Contas de luz de junho terão bandeira verde, sem acréscimo tarifário

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz no mês de junho será a verde, o que significa que não haverá custo extra para o consumidor. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o retorno da bandeira verde foi possível pelo aumento das chuvas nos reservatórios das hidrelétricas em maio e pela perspectiva de redução do consumo de energia elétrica no país.

“Os fatores que contribuíram para o retorno da bandeira verde foram a maior afluência das vazões que chegaram aos reservatórios das hidrelétricas em maio de 2017 e a perspectiva de redução do consumo de energia elétrica”, justificou a Aneel.

Desde abril, a bandeira estava vermelha, o que representa acréscimo de R$ 3 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A previsão da Aneel era que a bandeira tarifária vermelha (nível 1) continuasse em vigor até o fim do período seco, que vai até novembro.


Como funcionam as bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 com o objetivo de compensar os gastos com a utilização de energia produzida por usinas termelétricas, mais cara do que a gerada por hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

Isso está relacionado com nível de chuva abaixo do previsto, o que reduz o armazenamento de água nos reservatórios das hidrelétricas ou faz com que o armazenamento suba em velocidade aquém do esperado.

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.

A bandeira verde é adotada quando há pouca ou nenhuma necessidade de geração de energia por termelétricas. No caso de essa necessidade aumentar, a bandeira fica amarela, e passam a ser cobrados R$ 2 dos consumidores a cada 100 kWh consumidos.

apoio_04