Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vota nesta quarta-feira relatório da reforma trabalhista

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado pode votar na terça-feira (6) o relatório da reforma trabalhista (PLC 38/2017). Acordo fechado por senadores da base e da oposição, na última semana prevê a votação da matéria, cuja aprovação definitiva é aguardada para viabilizar a retomada do crescimento econômico.

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), relator da reforma na CAE, propõe que o Senado aprove o projeto sem modificar o texto da Câmara e defende que seis pontos sejam vetados pelo presidente Michel Temer. O pedido foi duramente criticado por senadores de oposição, que defendem que as mudanças sejam feitas pelo Legislativo.

Senadores oposicionistas apresentaram três relatórios alternativos defendendo a rejeição completa da proposta. Nesta quarta, no início da reunião, o presidente da CAE, Tasso Jereissati (PSDB-CE), deve conceder a palavra para que os senadores da oposição leiam seus votos em separado, o que deve prolongar os trabalhos.


As discussões na comissão não têm sido tranquilas. A penúltima reunião, no dia 23 de maio, foi marcada por empurrões e agressões verbais entre senadores. Na reunião seguinte, a segurança foi reforçada.

A proposta de reforma trabalhista foi enviada ao Congresso Nacional pelo Executivo e passou por discussão em comissão especial na Câmara e por votação no plenário da Casa. Após votação na CAE, a reforma passará pela Comissão de Assuntos Sociais e pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para votação no plenário do Senado.

Também está prevista para amanhã a reunião de instalação do Conselho de Ética do Senado, com eleição do presidente e vice-presidente. O presidente eleito terá como primeira tarefa decidir sobre o prosseguimento de representação de representação formalizada pela Rede contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) por quebra de decoro parlamentar. Será dele a prerrogativa de arquivar a representação ou determinar abertura de processo. (Com ABr)

apoio_04