Barcelona: atropelamento deixa um morto e dezenas de feridos; caso é tratado como atentado

(David Armengou – EFE)

Na tarde desta quinta-feira (17), uma van atropelou várias pessoas que passeavam no calçadão do centro turístico de Barcelona, conhecido como La Rambla. De acordo com os primeiros relatos, o motorista do veículo avançou sobre a via exclusiva para pedestres, deixando pelo menos dois mortos e dezenas de pessoas feridas.

O motorista fugiu a pé, sendo que dois suspeitos de participação no incidente estariam refugiados em um restaurante da região. A polícia catalã informou, por meio de postagem no Twitter, que várias pessoas ficaram feridas após o atropelamento.

“Acaba de ocorrer um atropelamento na Ramblas de Barcelona por uma pessoa com uma van. Vários feridos”, informaram as autoridades na rede social.


Os investigadores começaram a tratar o caso como atentado terrorista, mas informações não confirmadas revelam que o trágico acidente pode ter sido provocado por traficantes de drogas em fuga, já que na cidade há uma intensa briga entre quadrilhas rivais que atuam no narcotráfico.

O calçadão foi isolado, assim como as principais ruas da região. Autoridades policiais emitem seguidos alertas para que as pessoas deixem a área onde ocorreu o atropelamento, temendo uma sequência de ataques. Além dos estabelecimentos comerciais e restaurantes, também foram fechados metrô, ônibus e ferrovias.

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, informou no Twitter que está em contato direto com as autoridades de Barcelona e a prioridade no momento é o atendimento aos feridos. (Com EFE, Reuters, AP e El País)

apoio_04