Terremoto de 7,1 graus na escala Richter deixa mais de 200 mortos no México

(A. Estrella – AFP – Getty Images)

Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu o centro e a capital do México na terça-feira (19), causando pânico na megalópole de 20 milhões de habitantes justamente no dia em que completou 32 anos do devastador tremor de 1985. Pelo menos 225 pessoas morreram, segundo o governo.

A maior parte das mortes (94) se concentra na Cidade do México. Houve vítimas também no estado de Morelos (71), Puebla (43), no estado do México (12), Guerrero (4) e Oaxaca (1).

O número pode aumentar ainda mais, na medida em que as buscas por vítimas continuam. Há dezenas de prédios destruídos, e em alguns deles autoridades estimam que existam pessoas soterradas.

“A prioridade neste momento é continuar o resgate de quem ainda está preso e dar atendimento médico aos feridos”, disse o presidente do México, Enrique Peña Nieto, em mensagem em cadeira nacional. O líder decretou nesta quarta-feira (20) três dias de luto nacional em homenagem às vítimas da tragédia. “O México compartilha sua dor”, escreveu a presidência do México em rede social.

O terremoto é o mais mortal a atingir o país desde o sismo de 1985, que matou milhares de pessoas. Ele ocorre menos de duas semanas após outro forte tremor, de magnitude 8,2, que deixou 90 mortos no sul mexicano no início do mês.

O tremor de terça-feira levou milhares de pessoas a abandonarem edifícios empresariais e deixou o trânsito parado no centro da Cidade do México. Imagens divulgadas pela mídia mexicana e em redes sociais mostram prédios danificados e ruindo e ruas cobertas de escombros. Partes da cidade ficaram sem energia elétrica e sinal de telefone.


O prefeito da Cidade do México, Miguel Ángel Mancera, informou que muitas pessoas ficaram presas nos escombros de edifícios que ruíram, embora o número ainda não esteja claro. Segundo o político, prédios caíram ou sofreram danos sérios em pelo menos 45 áreas da capital.

A busca por sobreviventes segue principalmente na escola Enrique Rébsamen, na Cidade do México, onde morreram ao menos 37 pessoas, sendo 32 crianças e cinco adultos, segundo números oficiais. Até o momento, 14 pessoas foram resgatadas com vida.

O aeroporto internacional da Cidade do México chegou a suspender suas atividades para checagem da infraestrutura. Ao menos 180 voos foram afetados. O aeroporto voltou a operar parcialmente por volta das 16h (hora local) de terça-feira.

O presidente mexicano ativou o plano de emergência do país, que permite que as autoridades acelerem a resposta de urgência em situações de maior gravidade.

“Faço um respeitoso apelo à população para que mantenhamos a serenidade e estejamos atentos aos chamados e aos alertas e recomendações da Defesa Civil”, declarou o líder, que se dirigia ao estado de Oaxaca no momento do sismo, mas decidiu voltar à capital para acompanhar a situação.

Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o tremor de magnitude 7,1 foi registrado às 13h14 (hora local) e teve seu epicentro perto da cidade de Raboso, no estado de Puebla, cerca de 120 quilômetros a sudeste da capital mexicana. A profundidade foi de 51 quilômetros.

Coincidentemente, na terça-feira, horas antes do abalo sísmico, exercícios de preparação para tremores haviam sido realizados em prédios da Cidade do México para marcar o 32º ano do terremoto de 1985, de magnitude 8,1 graus na escala Richter. (Com agências internacionais)

apoio_04