Lava-Jato: Lula apresenta recibos de aluguel de apartamento, mas dono do imóvel negou ter recebido valores

Ao menos uma das muitas epopeias criminosas que têm o ex-presidente Lula no olho do furacão devem render capítulos extras. A defesa do petista entregou, nesta segunda-feira (25), à Justiça os comprovantes do pagamento do aluguel do apartamento contíguo ao do ex-metalúrgico, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC. Os documentos referem-se ao período entre agosto de 2011 a dezembro de 2015.

Há na respectiva ação penal um detalhe que ainda levanta suspeita e pode complicar a já difícil situação de Lula. Em depoimento ao juiz Sérgio Moro, responsável na primeira instância da Justiça Federal pelos processos decorrentes da Operação Lava-Jato, Glaucos da Costamarques, dono do polemico apartamento, disse que até 2015 não recebeu os alugueis, o que passou acontecer após esse período em razão do avanço das investigações do Petrolão.

De acordo com o Ministério Público Federal, o apartamento foi comprado por Costamarques com dinheiro da empreiteira Odebrecht, que usou uma construtora de menor porte para fazer o repasse dos recursos. Glaucos é primo do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula e condenado na Lava-Jato.

Em 13 de setembro, durante audiência na Justiça Federal de Curitiba, Moro questionou Lula sobre os mencionados recibos. O petista respondeu: “Tem recibo, deve ter, posso procurar com os contadores para saber se tem”.

Esse enredo pode ser considerado estranho e suspeito, pois durante depoimento Lula mostrou-se visivelmente irritado com as perguntas do juiz Sérgio Moro a respeito dos recibos de pagamento do aluguel do apartamento.


Glaucos Costamarques disse à Justiça que, apesar de ter começado a receber os alugueis somente a partir de 2015, declarou à Receita Federal que a família do ex-presidente da República havia quitado todos os valores desde 2011, ano em que firmou contrato de locação com a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu em fevereiro passado.

Alguém nesse episódio rocambolesco está agarrado à mentira e não demorará muito para ser desmascarado. Se Costamarques informou à Receita ter recebido os valores referentes à locação do imóvel, não havia razão para fazer declaração contrária à Justiça.

Por outro lado, Lula afirmou que não sabia da existência dos tais recibos, mas menos de suas semanas após a audiência na capital paranaense os documentos surgem como se fossem obra de um milagre. A Polícia Federal precisa ser acionada para periciar os mencionados recibos, pois há nesse caso muitos detalhes que ainda permanecem na vala do desconhecimento. Caso os recibos tenham sido produzidos recentemente, a situação de Lula há de piorar muito. Não obstante, os tais contadores citados pelo ex-presidente precisam ser chamados a depor.

Outro detalhe que chama a atenção e merece ser investigado é que os recibos apresentados pela defesa de Lula não estão acompanhados de depósitos bancários. Isso sugere que os pagamentos foram feitos em dinheiro vivo, cuja origem precisa esclarecida pelos acusados.

apoio_04