Morre em São Paulo, aos 81 anos, a atriz e empresária Ruth Escobar

(Greg Salibian – Folhapress)

Atriz e produtora de teatro, Ruth Escobar morreu na tarde desta quinta-feira (5) aos 81 anos, em São Paulo. A informação é da Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (Apetesp). A atriz sofria do Mal de Alzheimer e estava internada no Hospital 9 de Julho, na região central da capital paulista.

Natural do Porto, a portuguesa Maria Ruth dos Santos Escobar mudou-se para o Brasil em 1951, onde ganhou destaque como uma das personalidades do teatro brasileiro.

Em seguida, foi estudar interpretação em Paris e, de volta à cidade de São Paulo, criou sua própria companhia teatral, batizada de Novo Teatro. Foi protagonista das montagens “Antígone América”, “Mãe Coragem e Seus Filhos” e “Males de Juventude”.


Empreendedora ativa, Ruth Escobar, em seguida, passou a dedicar-se ao teatro popular, ocasião em que transformou um ônibus em palco, levando espetáculos à periferia paulistana. No chamado Teatro Popular Nacional ela participou, entre outros trabalhos, de “A Pena e a Lei” e “As Desgraças de uma Criança”.

Em 1974, a atriz criou o 1º Festival Internacional de Teatro, cujo objetivo era trazer ao País o melhor do teatro global. Diversas peças de sucesso internacional foram encenadas na capital paulista, como “Time and Life of Joseph Stalin”, de Bob Wilson; e “Yerma”, de Victor Garcia. Também vieram ao Brasil, pelas mãos de Ruth, o grupo catalão “Els Joglars”, os “City Players”, do Irã; a “Companhia Hamada Zenia Gekijo”, do Japão; o “Grupo G.Belli”, da Itália, entre outros.

Nos anos 80, Ruth Escobar afastou-se do teatro, candidatou-se a deputada estadual e foi eleita por duas legislaturas, período em que se dedicou a projetos comunitários. Em 1987, Ruth montou “Maria Ruth-Uma Autobiografia”, e voltou aos palcos. Em 1990, também atuou em “Relações Perigosas”.

O velório da atriz acontecerá no teatro que leva o seu nome, localizado no bairro da Bela Vista. A cantora e atriz Pat Escobar, filha de Ruth, lamentou a morte da mãe em sua página no Facebook. “Partiu! Mãe! Saudades de tudo! O Christian estará aí para te receber! Agora só amor, paz, descanso… saudade!”, escreveu. (Com ABr)

apoio_04