Escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro conquista o Prêmio Nobel de Literatura

(Divulgação)

Nascido no Japão, o escritor britânico Kazuo Ishiguro, de 62 anos, foi anunciado nesta quinta-feira (5) como vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. No anúncio, a Academia Sueca destacou a “grande força emocional” de sua obra. Entre seus romances mais famosos está “Os vestígios do dia”, de 1989.

“Os escritos de Ishiguro são marcados por um modo de expressão cuidadosamente restrito, independentemente de qualquer evento que ocorra”, disse a Academia. “Os temas com os quais ele está mais associado – memória, tempo e desilusão – são particularmente notáveis em seu romance mais renomado, ‘Os vestígios do dia’.”

O livro foi adaptado para o cinema em filme homônimo, que chegou a ser indicado ao Oscar e teve o ator Anthony Hopkins fazendo o papel do obcecado mordomo Stevens.

Entrevistada logo após o anúncio, a secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, descreveu Ishiguro como um autor que é uma mistura entre Jane Austen e Franz Kafka, com um pouco de Marcel Proust.

“Ao mesmo tempo, é um escritor de grande integridade. Desenvolveu um universo estético próprio”, afirmou Danius, que realçou que a Academia Sueca atribuiu o prêmio à obra na sua plenitude e não a um livro específico.


Questionada, porém, sobre qual o seu livro favorito do autor, Danius disse encarar todos os seus livros como “maravilhosos, verdadeiramente requintados”, embora destaque “O gigante enterrado”, de 2015.

“Ele é muito interessado em compreender o passado, mas não é um escritor proustiano. Não está à procura de redimir o passado. Explora o que tem de esquecer para sobreviver, em primeiro lugar, enquanto indivíduo ou enquanto sociedade”, afirmou.

O escritor britânico nasceu em Nagasaki, no Japão, e estabeleceu residência com a família no Reino Unido no início da década de 1960, quando tinha cinco anos de idade.

Destacou-se com os primeiros contos, publicados na revista “Granta”, escreveu para cinema e televisão, e é autor de canções. Tanto seu primeiro romance, “Uma pálida visão dos montes” (1982), e o subsequente, “Um artista do mundo flutuante” (1986), se passam em Nagasaki poucos anos depois da Segunda Guerra.

Com a obra “Os vestígios do dia”, ele venceu o renomado Booker Prize, em 1989. Após dois anos de vencedores não convencionais, o anúncio desta quinta-feira marca o retorno da literatura tradicional ao Nobel de Literatura. Em 2016, o prêmio dotado de US$ 1,1 milhão foi para o compositor americano Bob Dylan e no ano anterior para a jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich. (Com agências internacionais)

apoio_04