Como se a Venezuela fosse circo, Nicolás Maduro anuncia criação de “bitcoin bolivariana”

Depois de afirmar que mantém conversas regulares com o finado Hugo Chávez, que aparece em forma de passarinho, o tiranete Nicolás Maduro lança mão de mais uma bizarrice para retornar ao noticiário internacional. Responsável por levar a economia da Venezuela ao fundo do poço, Maduro anunciou que criará em breve uma moeda virtual no país, uma espécie de “bitcoin bolivariano”.

Como se não bastassem os gravíssimos problemas enfrentados pela população venezuelana, que não mais consegue viver debaixo de um regime que mescla totalitarismo esquerdista e corrupção desenfreada, além da escassez contínua de alimentos e produtos de primeira necessidade, a criação de uma criptomoeda é o que faltava para o país sul-americano ir de vez pelo ralo. De acordo com o mandatário, a moeda será batizada como “el petro” e será lastreada na riqueza petroleira do país. “O século 21 chegou!”, disse Maduro durante o anúncio feito no domingo.

Nicolás Maduro afirmou que a nova moeda virtual será uma forma de contornar as restrições financeiras impostas pelos Estados Unidos ao país. Nos últimos meses, os norte-americanos também determinaram o congelamento de bens de diversos membros do governo venezuelano, acusados de violar direitos humanos ou de praticarem tráfico de drogas. Outros países, como o Canadá, também adotaram medidas similares.

“Quero anunciar que a Venezuela vai implementar um novo sistema de criptomoeda a partir das reservas de petróleo. A Venezuela vai criar uma criptomoeda, o petro, para avançar em termos de soberania monetária, para fazer suas transações financeiras e vencer o bloqueio financeiro”, disse o ditador venezuelano em seu semanal programa de televisão.


Segundo o bolivariano, a proposta para a criação da moeda virtual partiu do ministro da Educação Universitária, Ciência e Tecnologia, Hugbel Roa, que deverá assumir a tarefa de disponibilizar o petro. Muitos venezuelanos já usam algumas criptomoedas, como a bitcoin, para contornar a hiperinflação no país e as restrições oficiais do governo chavista à compra de dólares.

Contudo, a moeda virtual chavista deverá ter várias diferenças básicas em relação à bitcoin, já que será controlada e emitida por um país, além de estar atrelada a um bem físico (reservas de petróleo). Ou seja, Maduro levará ao mundo virtual a dura realidade da Venezuela.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o anúncio da criação da nova moeda foi recebido com desdém por adversários do governo chavista, que apontaram falta de credibilidade financeira da Venezuela para garantir o valor de uma nova moeda. Recentemente, a situação financeira do país fez com que governo efetivamente entrasse em processo de calote com credores internacionais.

“Isso é Maduro sendo um palhaço. Isso não tem credibilidade”, disse o deputado da oposição e economista Angel Alvarado. “Não vejo futuro nisso”, acrescentou o colega legislador da oposição, José Guerra. A agência também apontou que o anúncio teve o efeito de demonstrar que as sanções americanas têm efetivamente dificultado a capacidade do governo chavista de realizar transferências de valores no exterior. (Com agências internacionais)

apoio_04