Vitória de Pirro: Senado dos Estados Unidos suspende por três semanas apagão no governo Trump

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta segunda-feira (22) proposta de orçamento para encerrar a paralisação (shut down) do governo federal, iniciada há três dias devido a impasse envolvendo a política migratória do país.

A votação ocorreu após o líder da oposição no Senado, Chuck Schumer, anunciar que os democratas chegaram a um acordo com a liderança do Partido Republicano para suspender a disputa orçamentária. A proposta é o que se pode chamar de vitória de Pirro do presidente Donald Trump, pois dá fôlego ao governo americano por apenas três semanas, ou seja, ate 8 de fevereiro. Até lá, o Congresso deverá chegar a um acordo orçamentário definitivo.

“Em algumas horas, o governo federal voltará a abrir. Mas a liderança republicana tem 17 dias para encontrar uma solução para os dreamers’”, afirmou Schumer no Senado, antes da votação do acordo.

O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, prometeu começar logo o debate sobre a questão dos “dreamers” em troca da aprovação, pelos democratas, do projeto orçamentário.


O projeto foi aprovado com 81 votos a favor e 18 contrários, superando os 60 necessários para avançar no Senado. Agora, o texto volta à Câmara dos Representantes, também controlada pelos republicanos, onde não deve enfrentar resistência.

Na última sexta-feira (19), os democratas impediram a aprovação de fundos para financiar a administração ao vincular seu apoio à regularização da situação de cerca de 800 mil “dreamers”, como são chamados os jovens que foram trazidos ainda crianças para os EUA, de forma ilegal.

O ex-presidente Barack Obama criou um programa que impede a deportação desses jovens, conhecido como Daca. Porém, este foi cancelado por Trump em setembro passado e acaba em 5 de março.

O impasse que levou à paralisação do governo é o primeiro do gênero desde 2013 e marcou o aniversário de primeiro ano da administração Trump, o bufão continua acreditando que governar a maior potencia do planeta é como gerencia um cassino decadente. (Com agências internacionais)

QUER SABER MAIS SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO

Ciente da importância da reforma da Previdência Social, cuja aprovação é primordial para o equilíbrio das contas públicas e para acabar com os privilégios de uma minoria abastada, o UCHO.INFO está veiculando as campanhas publicitárias sem qualquer contrapartida financeira. Tal decisão baseou-se no nosso compromisso de fazer jornalismo sério e de qualidade, levando a cada brasileiro a verdade dos fatos e a melhor informação.

apoio_04